terça-feira, 6 de abril de 2010

A cidade refém das chuvas

DEU EM O GLOBO

Temporal fecha o Santos Dumont, destrói uma casa e dá um nó no trânsito do Rio

Celia Costa e Gabriel Mascarenhas

Eo Rio parou mais uma vez por causa de um temporal. A passagem de uma frente fria pela cidade, no final da tarde de ontem, provocou alagamentos nas principais vias, fechou o Aeroporto Santos Dumont, às 18h10m, e ainda paralisou parte da circulação de trens da SuperVia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados ventos de até 75 quilômetros por hora no Forte de Copacabana. No Santos Dumont, os ventos chegaram a 50 quilômetros por hora. Também faltou luz em vários pontos. Segundo a Light, o fornecimento foi interrompido em ruas de sete bairros: São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá (Taquara), Alto da Boa Vista, Tijuca, São Cristóvão e Ilha do Governador.

Na Zona Norte, o Rio Maracanã transbordou. Várias ruas da Tijuca e de Vila Isabel ficaram inundadas, e muitas pessoas enfrentaram a chuva com água na altura dos joelhos. A Praça da Bandeira voltou a ficar completamente alagada, interrompendo o trânsito naquela região. Motoristas estacionaram seus carros em postos de gasolina para fugir do alagamento. Os reflexos do caos no trânsito foram sentidos na Avenida Presidente Vargas, no acesso do Túnel Rebouças e no do Túnel Santa Bárbara. Na Zona Sul , o trânsito também ficou tumultuado por causa de vários pontos de alagamento. No início da noite foi registrado o desabamento de uma casa na Rua Leopoldo, no Andaraí, na Zona Norte, deixando cinco feridos. O engarrafamento na região dificultou a chegada dos bombeiros ao local. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio ficou em alerta total.

Engarrafamento na Dutra chegou a 6km

Bolsões de água também atrapalham os motoristas nas ruas Jardim Botânico (na altura da Rua Pacheco Leão e do Parque Lage), Alexandre Ferreira (nas imediações da Rua Maria Angélica) e Voluntários da Pátria (na esquina com a Rua Real Grandeza). Na orla da Lagoa, os motoristas tiveram que enfrentar enormes poças.

O mau tempo também complicou o trânsito na Rodovia Presidente Dutra. Na pista sentido Rio, os motoristas enfrentaram até seis quilômetros e meio de engarrafamento a partir de São João de Meriti.

Na Avenida Brasil, os alagamentos foram registrados na altura Caju, em Manguinhos, em Ramos e em Parada de Lucas. A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá ficou às escuras e algumas pedras rolaram no fim da tarde. O tráfego na via não chegou a ser interrompido, mas os motoristas precisaram redobrar a atenção. No Alto da Boa Vista, uma árvore caiu na pista e paralisou o trânsito no sentido Barra.

Metrô fez controle de entrada nos trens

O temporal provocou ainda a interrupção do tráfego dos trens da SuperVia nas proximidades da estação de Manguinhos. Segundo a concessionária, por questão de segurança, os trens do ramal Saracuruna passaram a circular apenas no trecho de Saracuruna a Bonsucesso. Os passageiros foram avisados das alterações pelo sistema de som das estações e pelo telão da Central.

Com o trânsito caótico, muita gente preferiu pegar o metrô. Para evitar tumultos, funcionários da concessionária passaram a fazer o controle da entrada de passageiros nas estações Uruguaiana e Carioca. Na Estação Saens Peña, passageiros não conseguiram entrar para o embarque nas composições. Segundo a concessionária Metrô Rio, mesmo com superlotação a circulação dos trens foi normal e sem atrasos.

Quem seguia para Niterói também encontrou problemas, principalmente próximo à Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói. O trânsito manteve-se engarrafado nos dois sentidos da via. Os bolsões d"água que prejudicaram o tráfego na Avenida Brasil causaram reflexos até os acessos ao Rio. Apesar do vento forte, o tráfego não chegou a ser interrompido na ponte.

O volume acumulado de chuva entre 17h30m e 21h30m chegou a 109,6 milímetros no Sumaré, 102,2 milímetros na Ilha do Governador, 96 milímetros no Grande Méier, 91 milímetros no Grajaú, 89,8 milímetros na Penha e 87,2 no Jardim Botânico.

No final da tarde, a prefeitura chegou a divulgar um alerta de riscos de deslizamentos de encostas nas regiões das bacias de Jacarepaguá e da Baía de Guanabara. O Instituto Climatempo informou que áreas de instabilidade associadas a uma frente fria se intensificaram no Rio entre o fim da tarde e o começo de noite.

Ontem a temperatura máxima registrada foi de 29,5 graus, em Realengo; e a mínima, 21,1 graus, no Alto da Boa Vista. A previsão para hoje é de tempo nublado, com pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve cair e ficar entre 22 graus e 25 graus.

Nenhum comentário: