quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Serra: SP fez investimento ''sem precedentes''

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Governador envia a sua última mensagem à Assembleia, com foco na questão econômica

Silvia Amorim

Provável candidato do PSDB à Presidência, o governador José Serra escolheu um tema de debate nacional para abrir sua última mensagem ao Legislativo paulista, enviada anteontem. Em uma extensa prestação de contas dos três primeiros anos de gestão - 2007 a 2009 - , Serra dedicou o início do texto à crise econômica mundial, em uma amostra da munição tucana para a próxima eleição.

Na carta, entregue pelo secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, o governador diz que a "economia brasileira entrou em franco processo de desaceleração" e, para contornar as dificuldades, o governo estadual atuou para gerar emprego, ajudar micro e pequenas empresas e garantir os investimentos públicos. Após enumerar ações, como redução de impostos e prazo maior para pagamento, Serra conclui que R$ 20,6 bilhões foram investidos pelo Estado em 2009, gerando 800 mil empregos - outro assunto que sempre leva a debates acalorados em eleições nacionais.

"As dificuldades foram superadas e, em 2009, o governo de São Paulo fez investimentos sem precedentes na sua história", destaca o governador. "O governo de São Paulo atua em várias frentes. Não só faz investimentos que movimentam a economia, mas também aproxima o trabalhador das oportunidades existentes, fornece qualificação profissional, estimula o empreendedorismo, promove a concessão de microcréditos."

O texto traz uma lista extensa de cifras e obras. Serra cita vitrines das principais áreas do governo e enfatiza ações pioneiras de São Paulo. "Em 2009, São Paulo assinalou um marco: pela primeira vez, em sua história, três linhas do metrô estavam em obras simultaneamente." Pouco antes, referiu-se ao Programa Onda Limpa Baixada Santista como "o maior programa de saneamento do Brasil".

Na maior parte da carta, ele pontua ações já realizadas, em uma espécie de balanço de governo. Só em algumas áreas há referência ao que será feito em 2010. Promete, por exemplo, a entrega de duas estações de metrô, três faculdades de tecnologia, mais R$ 400 milhões em obras de recuperação de estradas e moradias para famílias retiradas da encosta da Serra do Mar. Estão previstas 7.500 unidades habitacionais.

Serra termina o texto em tom de despedida. "O ano de 2009 trouxe não poucos desafios. Mas desafios não inibem os brasileiros de São Paulo. Antes os estimulam a intensificar o trabalho, unir forças e ultrapassar dificuldades. Mais uma vez, assim foi feito. Pela conjugação dos esforços do governo, da Assembleia Legislativa e do povo de São Paulo, conseguimos avançar ainda mais rumo ao desenvolvimento e ao bem-estar da nossa gente", termina a carta. O prazo final para Serra deixar o governo, caso seja candidato, é 3 de abril.

Nenhum comentário: