sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Para oposição, Dilma dá prova de ineficiência

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Eugênia Lopes, BRASÍLIA

Líderes de partidos de oposição afirmaram ontem que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, mostrou que é ineficiente ao não conseguir executar a maior parte das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para a oposição, o programa é eleitoreiro e caracteriza-se por uma junção de vários projetos que estavam em andamento no âmbito dos Estados e municípios.

"A Dilma é a verdadeira madrasta do PAC", ironizou o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC). "Ela vai ter de responder pelo fracasso do PAC", completou.

O deputado argumentou que o "grosso" do programa são investimentos feitos pela iniciativa privada e pela Petrobrás. "Dinheiro do Orçamento da União é muito pouco", disse, lembrando que obras como a duplicação da BR 101 Sul não foram concluídas até agora e só devem terminar em 2014.

Na avaliação do líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), o PAC é um programa eleitoreiro elaborado pelo governo para promover a candidatura de Dilma à Presidência. "O governo federal pegou uma série de ações dos três entes federativos, pôs em um pacote e colocou o nome de PAC."

Segundo ele, "os melhores resultados são aqueles em que a gestão é dos governadores de Estado". "O que está sob gestão direta da Casa Civil é de uma ineficiência muito grande."

Para o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), a maioria dos investimentos do programa não saiu do papel. "É um legado terrível. A eficiência na execução do PAC é medida pelos valores pagos."

Na opinião do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), é natural que a mãe defenda o filho e minimize os defeitos do garoto. "Como a ministra Dilma é a mãe do PAC, não se espera que ela fale a verdade sobre o programa."

Nenhum comentário: