quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mensagem ao Congresso serve de marketing

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Na reabertura do Legislativo, Lula faz elogios às realizações dos sete anos de seu governo

João Domingos, BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou boa parte das 422 páginas de sua oitava e última mensagem destinada à sessão de reabertura do Congresso para tecer elogios a seu próprio governo. Da melhoria da infraestrutura às 13 milhões de famílias que serão atendidas pelo Bolsa-Família em 2010, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) à política externa, tudo foi citado no documento como parte de um período de sete anos de um governo próspero.

De acordo com o documento enviado por Lula, lido na sessão inaugural deste ano do Congresso pelo deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), primeiro-secretário da Câmara, a mensagem procurou dar detalhes de tudo o que foi feito pelo governo, a exemplo das providências tomadas "para debelar a crise financeira" que atingiu o País em função da quebradeira de bancos mundo afora.

Na infraestrutura, segundo a mensagem de Lula, o Brasil ampliou os investimentos nas grandes obras do PAC. "Mesmo com a crise, aumentou em 58% o valor dos pagamentos em relação ao ano anterior." Entre as principais obras do PAC, a mensagem do presidente destacou a Ferrovia Transnordestina, as usinas hidrelétricas do Rio Madeira e a obra de transposição das águas do Rio São Francisco para as Bacias do Nordeste Setentrional, todas em ritmo de andamento normal, segundo a avaliação do governo.

Para não esquecer a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Lula lembrou que o programa Minha Casa, Minha Vida, propõe a construção de 1 milhão de casas, e que deverá ser concluído em 2010. Segundo o governo, já foram feitas 248 mil residências do programa, que tem parceria entre os governos federal, estaduais e municipais. "Todas essas transformações ganham mais sentido por estarem vinculadas à melhoria da vida dos brasileiros - em especial daqueles que viviam em piores condições."

Lula apresentou números relativos ao emprego com carteira assinada. Disse que em 2009 foram 995.100 os novos postos de trabalho e 11,8 milhões desde 2003,quando assumiu.

Para o presidente, as mudanças refletem "um aprofundamento da democracia brasileira". Na política externa, disse, o investimento continua na integração do Mercosul e da América do Sul, além do apoio ao Haiti. Ele afirmou ainda que o Brasil conquistou o direito de ser a primeira nação sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos (em 2016), além de ser a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Nenhum comentário: