sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ibope mostra disputa polarizada

DEU EM O GLOBO

Serra hoje teria vantagem de 11 pontos sobre Dilma, que vem crescendo

SÃO PAULO. Uma nova pesquisa eleitoral feita pelo Ibope — por encomenda do “Diário de Comércio”, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) — mostra o governador José Serra (PSDB-SP) 11 pontos à frente da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT. Serra teria hoje 36% dos votos, e Dilma, 25%, num cenário de disputa com o deputado do PSB Ciro Gomes (11%) e a senadora do PV, Marina Silva (8%). Quando Ciro sai de cena, Serra e Dilma sobem, com 41% e 28%, respectivamente, e Marina oscila para 10%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

— A presença de Ciro é como uma garantia da existência de um segundo turno. Sem ele, aumenta a probabilidade de a eleição se resolver no 1° turno — afirma Marcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência.

Para um eventual segundo turno, se as eleições fossem hoje, Serra ganharia de Dilma por 47 pontos a 33. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país. Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 3196/2010, a pesquisa foi realizada de 6 a 9 de fevereiro.

Em comparação com a pesquisa Ibope/CNI, de dezembro do ano passado, a ministra Dilma cresceu 8 pontos percentuais. Dilma registrava 17%; Ciro, 13%; e Marina, 6%. O governador tucano oscilou para baixo, indo de 38% para os atuais 36%.

— A pesquisa de agora mostra o crescimento de Dilma e a estabilização de Serra e de Marina.

Mostra também que a ministra já tem um nível de conhecimento bom entre o eleitorado — explica Marcia, para quem o potencial de crescimento dos candidatos é alto: — Ninguém está no teto. Serra tem potencial de voto de 64% e Dilma, de 49%.

Seja qual for o resultado, a expectativa da maioria dos entrevistados em relação ao novo governo é de continuidade. Segundo a pesquisa Ibope, 34% dos entrevistados afirmaram que desejariam que o novo presidente desse total continuidade ao governo atual, 29% que “fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa” e 25% desejariam que o novo governo “mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa”.

Já 10% gostariam que “mudasse totalmente o governo do país”.

— Esses números não mostram que os eleitores queiram uma continuidade de governo, mas os avanços. O que o eleitor diz é que não quer perder os avanços. É um sinal de maturidade do eleitorado — diz Marcia.

José Serra participou ontem da inauguração de um restaurante popular na Vila Brasilândia, Zona Norte da capital, e de uma escola em Heliópolis, na região Sul.

Serra: beijos e conversa sobre futebol O tucano não quis falar com os jornalistas sobre uma possível antecipação do lançamento de sua candidatura, mas fez questão de tirar fotos com clientes, distribuir beijos e puxar conversa sobre futebol. Na inauguração do Bom Prato, com preço da refeição a R$ 1, ele não comeu tudo, mas elogiou a qualidade da comida.

— Achei o almoço ótimo. Eu não comi tudo porque tenho um outro almoço agora. Não dá para almoçar duas vezes no dia — disse Serra.

O governador chegou em um horário de grande movimentação no restaurante, por volta das 12h20m, fez um breve discurso e percorreu as mesas cumprimentando os clientes.

Em seguida, furou a fila do bandejão e sentou ao lado de populares, acompanhado do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que comeu toda a comida do prato.

Nenhum comentário: