sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aliados de Gabeira vão discutir chapa

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

PSDB indicará candidato a vice, mas Serra não terá lugar no palanque

Alfredo Junqueira, RIO

Líderes dos quatro partidos que apoiarão a candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) ao governo do Rio se encontrarão, na semana que vem, para tentar estabelecer o desenho da chapa majoritária da aliança e debater a divisão dos palanques no Estado. Já está definido que Gabeira fará campanha apenas para a pré-candidata do partido à Presidência, senadora Marina Silva (AC). O PSDB, que indicará o candidato a vice em sua chapa, o DEM, que terá Cesar Maia como candidato ao Senado, e o PPS vão marchar na campanha presidencial do governador de São Paulo, José Serra.

"Isso foi acertado nacionalmente e creio que não haverá ruído durante as conversas para a aliança aqui no Estado. Quando eles vierem fazer campanha no Rio, Serra vai ser recepcionado pelo vice. Marina pelo Gabeira", explicou o presidente regional do PV e um dos coordenadores da campanha da senadora, Alfredo Sirkis.

A eventual participação de Gabeira na campanha de Serra já no primeiro turno, no entanto, ainda não foi descartada pelos tucanos fluminenses. Para o presidente do partido na cidade do Rio, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a questão de quem vai receber os candidatos à Presidência quando eles vierem ao Estado é "uma mera formalidade".

"Verifico claramente que o PPS, PSDB e DEM farão campanha para o Serra e o PV para a Marina. A função primeira do Gabeira é ganhar a eleição para o governo do Rio. Mas essa discussão formal sobre como vai fazer quando os candidatos nacionais vierem ao Rio, isso ainda não ocorreu", afirmou o parlamentar. O tucano ainda informou que o ex-deputado Márcio Fortes deverá ser o quadro indicado pelo partido para a vaga de vice na chapa de Gabeira.

Além de consolidar a aliança em torno de Gabeira, a reunião da semana que vem também servirá para os partidos tentarem buscar entendimento em relação aos apoios mútuos. O PV já declarou que não pretende apoiar Cesar Maia ao Senado e lançou o nome da vereadora Aspásia Camargo. A chapa única para a disputa das duas vagas ainda pode ser viabilizada. O PPS, que, pelo acordo pré-estabelecido, teria direito a indicar o segundo concorrente, já sinaliza que poderá abrir mão da indicação em nome do entendimento entre os quatro partidos que apoiam Gabeira.

"Não temos proposta para a chapa majoritária. Vamos ser facilitadores para o entendimento.

A indicação de nomes não é o nosso foco", disse o presidente regional do PPS, deputado estadual Comte Bittencourt. O principal nome do partido, a ex-juiza e ex-deputada Denise Frossard, já informou que não vai disputar as eleições deste ano.

Nenhum comentário: