sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Garotinho cogita hipótese de apoiar tucano

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Ele diz que poderá reavaliar sua estratégia de alianças se Planalto não ficar neutro no Estado

Alfredo Junqueira

O governador José Serra (PSDB) pode ganhar mais um palanque forte no Estado do Rio - terceiro maior colégio eleitoral do País. Após anúncio da volta do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) à disputa pelo governo, ontem foi a vez de Anthony Garotinho, ex-governador e pré-candidato ao Palácio Guanabara, acenar com apoio ao tucano.

Garotinho está furioso com manifestações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor da reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB). Caso não haja posição neutra por parte de Lula e da candidata à sua sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ele pode reavaliar a sua estratégia de alianças.

"Minha prioridade é apoiar a Dilma. Se nem ela e nem o Lula se mantiverem neutros, se não houver reciprocidades, posso tomar duas posições. A primeira é ficar neutro. A segunda é embarcar na candidatura do Serra. Mas isso só vai ocorrer se o PSDB e o DEM locais resolvam me apoiar e me dar seus tempos de televisão", disse. O ex-governador aparece em segundo lugar nas pesquisas, com 10 a 15 pontos, atrás de Cabral.

"Quero a garantia que eu não vou ser passado para trás aqui no Rio", disse Garotinho, contando que esteve com o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), após ele desistir de disputar o governo em favor de Cabral. O petista teria dito que fez isso a pedido de Lula. Lindberg também teria falado que o presidente fará, sim, campanha para o peemedebista. "Quando soube disso, procurei o Ricardo Berzoini. Ele me garantiu que era mentira. Pedi um encontro com Dilma e o presidente Lula. Espero que essa reunião ocorra em 15 dias."

Pré-candidato ao Senado pela coligação que deve apoiar Gabeira, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) disse que apenas Serra poderia avaliar a possibilidade do apoio de Garotinho: "O DEM acredita firmemente na candidatura do Gabeira."

O presidente tucano no Rio, deputado Luiz Paulo Rocha, fez coro: "O PSDB está a caminho de fazer aliança com o PV, DEM e PPS, com o Gabeira governador. Não tem outro caminho."

Berzoini e Lindberg não atenderam às ligações da reportagem . Cabral evitou comentar o retorno de Gabeira ao tabuleiro eleitoral do Rio, mas ressaltou o seu compromisso com a candidatura de Dilma à Presidência.

Nenhum comentário: