sábado, 5 de dezembro de 2009

PMDB nacional discutirá na quarta apoio ao governador do DF

Do G1, em Brasília

Na segunda (7), a executiva regional já se reunirá para debater o tema.

Presidente em exercício do PMDB defende que o partido deixe o governo.

Eduardo Bresciani

A Executiva Nacional do PMDB se reúne na quarta-feira (10) para discutir se o partido permanecerá no governo de José Roberto Arruda (DEM-DF). A reunião foi convocada nesta sexta-feira (4) pela presidente em exercício do PMDB, deputada Íris de Araújo (GO). Na segunda-feira (7), a executiva regional já se reunirá para debater o tema.

Íris defende que o partido deixe o governo do Distrito Federal. Na executiva local, o deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF) foi quem negociou o apoio a Arruda. Ele, no entanto, já afirmou nesta semana que havia insatisfação com a participação mesmo antes do escândalo de corrupção ser detonado na semana passada com a operação Caixa de Pandora da Polícia Federal.

Nesta semana apareceu ainda um vídeo citando um possível envolvimento da cúpula do partido com o esquema. O presidente da Câmara, Michel Temer (SP), o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), e os deputados Eduardo Cunha (RJ) e Filippelli são mencionados pelo empresário Valdir Colaço, dono do jornal Tribuna do Brasil em um vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa como beneficiários do esquema de desvio de propina do DF.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Nenhum comentário: