quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Novo líder tucano reforça peso de Serra na bancada

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Marcelo de Moraes, BRASÍLIA

Um acordo político fez com que o deputado João Almeida (PSDB-BA) fosse escolhido ontem por unanimidade como novo líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados. O resultado fortalece a posição do governador de São Paulo, José Serra, junto aos deputados, uma vez que o PSDB baiano é próximo politicamente a ele.

Poucos antes da eleição, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) retirou sua candidatura. Com isso, o PSDB evitou a divisão do ano passado, quando a disputa pela vaga de líder, vencida por José Aníbal (SP), provocou desgaste na bancada.

DESGASTE

Nogueira é ligado a Geraldo Alckmin, pré-candidato tucano ao governo de São Paulo. Além de unificar a bancada, com sua saída da disputa Nogueira evitou o risco de um desgaste entre aliados de Serra e Alckmin. "O partido sairá unificado desse processo", disse Nogueira.

"Pelo que vimos na campanha pelo posto, a disputa estava muito equilibrada e poderia haver desgaste com uma votação. A decisão de ter apenas uma candidatura foi boa para todo mundo", avalia o deputado Edson Aparecido (SP).

Veterano de cinco mandatos na Câmara, João Almeida assumirá a liderança a partir de 2010 com o papel de conduzir o maior partido de oposição na Casa num ano de corrida presidencial.

Apesar de ser um período no qual o trabalho do Congresso é prejudicado pelo calendário eleitoral, Almeida tentará reverter as críticas de excesso de passividade da oposição na confrontação com o governo. "O trabalho forte de fiscalização do governo tem de ser feito sempre, independentemente de ser um ano eleitoral", disse Almeida.

Nenhum comentário: