terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Aécio: decisão sobre candidatura está perto de sair

DEU EM O GLOBO

Governador de Minas afirma que definição pode ocorrer esta semana, em encontro que terá com José Serra

Fábio Fabrini

Rumo a 2010: Tucano diz que se dedicará integralmente à construção do palanque de Anastasia para o governo

BELO HORIZONTE. A disputa entre os pré-candidatos do PSDB à Presidência poderá ter um desfecho esta semana. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse ontem ser possível que o nome da oposição que concorrerá à sucessão do presidente Lula saia de uma conversa que ele terá com o governador de São Paulo, José Serra, sexta-feira. Os dois viajam a Teresina, onde participarão de um encontro regional do partido e discutirão a indicação para as eleições de 2010.

O anúncio foi feito depois de divulgada a pesquisa CNI/Ibope, que indicou crescimento do paulista nas intenções de voto.

Se as eleições fossem hoje, ele poderia vencer no primeiro turno.

Aécio deu prazo até o fim deste mês para que a cúpula tucana se decida sobre a candidatura em 2010. Caso contrário, concorrerá ao Senado por Minas.

Ontem, explicou que, no mais tardar, seu destino político estará selado na semana seguinte às festas de fim de ano: — Vou conversar com o governador Serra na sexta-feira.

O que eu posso garantir é que não passará do início de janeiro — disse Aécio.

Nos últimos dias, o governador mineiro tem emitido sinais de que recuará do projeto presidencial.

Tem elogiado Serra em entrevistas e abandonou o discurso de prévias para a escolha do candidato. Ele reafirmou que Minas sempre foi uma “prioridade absoluta” e que não vai medir esforços para dar continuidade ao governo do PSDB no estado.

As declarações foram feitas na convenção do partido, em que foi defendida a candidatura do vice-governador, Antônio Augusto Anastasia, ao Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.

— Vou me dedicar, a partir de janeiro, integralmente à construção desse palanque, à definição de candidaturas e quero estar em condição de rodar todo o estado, reencontrando meus companheiros e dizendo que não está em jogo uma vitória do PSDB apenas, ou eventualmente a do professor Anastasia, que é um nome que avança para ser o candidato do partido. Está em jogo a continuidade de um projeto extremamente exitoso de governo — afirmou Aécio.

Tucano diz que candidatura não é obsessão para Aécio

Novo presidente estadual do PSDB e aliado do presidenciável mineiro, o deputado federal Nárcio Rodrigues disse que as conversas sobre a candidatura estão avançadas e o partido tem convicção de que a escolha deve ser feita antecipadamente, como quer governador.

Mas ponderou que o Planalto não é uma obsessão para ele: — Vamos disputar o governo mineiro para manter uma trincheira que é nossa. O Aécio tem manifestado a intenção de ser presidente da República, mas não na marra.

“Vou conversar com o governador Serra na sexta-feira. O que eu posso garantir é que (a decisão sobre a candidatura à Presidência) não passará do início de janeiro”
(Aécio Neves, governador de Minas)

Nenhum comentário: