terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aécio critica PT por tentar "dividir o país"

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Tucano diz que estratégia de opor ricos a pobres não vai prosperar na eleição

Governador pede que PSDB busque mais aliados porque o apoio do DEM e do PPS "talvez não seja suficiente para vencer as eleições"


Sergio Torres
Da Sucursal do Rio

O governador mineiro Aécio Neves (PSDB) disse ontem que o governo Lula e o PT adotaram a tática de dividir o país na eleição presidencial de 2010 -como mostrou o programa eleitoral petista do último dia 10.

"Acho que a estratégia do governo, e isso está ficando muito claro, é realmente da polarização, da divisão do país. Acho até que o programa eleitoral do PT foi por um viés um pouco perigoso, de querer dividir o país entre pobres e ricos, entre os que pensam no povo e os que são contra o povo", disse na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Para Aécio, isso não está certo: "Tentar tachar o adversário apenas por ser adversário como defensor das elites, dos privilégios, é discussão que acredito que não prosperará, porque é falsa e, como tudo o que é falso, fica pelo meio do caminho".

Aécio reafirmou que aguardará só até janeiro o PSDB decidir quem será seu candidato à sucessão de Lula. Depois disso, disputará a eleição para o Senado: "Meu nome continua colocado à disposição do PSDB para a candidatura à Presidência da República. O que tenho dito, e reitero mais uma vez, é que, no final de março, as alianças que poderíamos construir, as parcerias que poderíamos atrair para o nosso campo político, já terão buscado outro caminho".

Aécio defende a ampliação das alianças. Para ele, o PSDB "deveria sair da comodidade de uma aliança com o Democratas, com o PPS, que é importante, mas talvez não seja suficiente para vencer as eleições".

Segundo ele, o PSDB deveria buscar aliados "em parceiros do governo federal" -em partidos que não necessariamente vão apoiar a chapa do PT.

Nenhum comentário: