terça-feira, 6 de outubro de 2009

Após vitória, socialista começa a formar novo governo grego

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O líder socialista grego George Papandreou foi formalmente convidado ontem pelo presidente Karolos Papoulias para o cargo de primeiro-ministro após a vitória de seu partido nas eleições legislativas de domingo.

O Movimento Socialista Pan-Helênico (Pasok) derrotou o conservador Nova Democracia, do atual primeiro-ministro, Costas Karamanlis -desde 2004 no poder-, por 43,92% dos votos contra 33,48%. Com isso, o Pasok obteve uma maioria de 160 cadeiras, de um total de 300, no Parlamento.

Papandreou deve anunciar hoje os integrantes de seu governo, que terá como principal desafio a economia. O deficit orçamentário do país atingiu 6% do PIB -bem acima do limite de 3% imposto pela União Europeia-, e a expectativa é a de que a economia grega registre retração em 2009 após anos seguidos de crescimento.Anteontem, Papandreou alertou que a Grécia enfrenta tempos difíceis. "Nada será fácil. Isso demandará muito trabalho pesado", disse.

O novo governo deve criar um Ministério de Proteção ao Cidadão para evitar desastres como os incêndios florestais de 2007, que causaram dezenas de mortes e se repetiram neste ano.

As eleições de domingo foram antecipadas porque os socialistas se recusaram a cooperar para a reeleição do presidente Papoulias -que deixará o cargo em março.

Além disso, o governo de Karamanlis perdeu apoio por escândalos de corrupção e pelos distúrbios de dezembro de 2008, quando a morte de um adolescente em Atenas por um policial gerou depredações em várias cidades, sem que a polícia interviesse.

Com agências internacionais

Nenhum comentário: