quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Serra e Aécio repetem juras para 2010

Flávio Freire
DEU EM O GLOBO


Em cerimônia com mais de cem prefeitos, tucanos dizem que estarão juntos

SÃO PAULO. Com troca de elogios rasgados, mãos dadas e braços erguidos diante dos fotógrafos, os governadores tucanos de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, disseram ontem que estão prontos para fazer campanha um para o outro numa eventual disputa presidencial, em 2010. Após almoço no Palácio dos Bandeirantes, o governador paulista chegou a brincar com uma pergunta a Aécio sobre o que o faria desistir da ideia de concorrer à sucessão de Lula.

— Eu sou contra o Aécio desistir, começa por aí. Um vai erguer o braço do outro, seja qual for a decisão — disse ele, rindo, enquanto 103 prefeitos aguardavam para participar da cerimônia em que o governo paulista distribuiu R$ 39 milhões.

No momento em que Aécio começou a responder, destacando até a “fraterna amizade” com o colega de partido, o governador paulista intercedeu: — O Aécio é meu plano B e eu sou o plano B do Aécio. Infelizes são os que não têm plano B — disse Serra.

O próprio governador mineiro foi convidado por Serra para dar uma palavra aos prefeitos.

Já na entrevista coletiva, Aécio procurou destacar a afinidade entre os dois possíveis candidatos do PSDB.

— Não sei o que pode fazer com que eu decida. Pode ser até que o quadro daqui a alguns meses seja diferente do atual. O governador Serra e eu temos uma enorme afinidade sobre o que achamos que precisa ocorrer no Brasil, além de uma fraterna amizade. Para descontentamento e talvez até para o desapontamento de alguns que estão no outro campo político, nós vamos estar juntos. Nenhum de nós impõe qualquer coisa, até porque candidaturas impostas não têm desfecho feliz — disse ele, que emendou: — Vamos continuar conversando.

O governador Serra tem um quadro hoje nas pesquisas extremamente favorável. É um privilégio para o PSDB ter um nome em condições de disputar a Presidência com tanta viabilidade quanto o governador Serra, e é natural que o partido possa apresentar outra alternativa.

Para Aécio, o PSDB está numa situação mais confortável em relação aos demais candidatos porque, na sua opinião, tem mais quadros para disputar a Presidência: — Nós temos um problema, que eu não chamaria de problema, mas uma situação que outros partidos gostariam de estar. Temos nomes com perfis distintos, mas com os mesmos objetivos, sendo discutidos pelo partido. Nossa estratégia não depende daqueles que estão no governo hoje. Temos uma certeza apenas: nós estaremos juntos em 2010 buscando encerrar o ciclo atual.

Nenhum comentário: