sábado, 5 de setembro de 2009

No "pós-Marina Silva", Aécio incorpora o discurso ambiental

Breno Costa
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


O efeito Marina Silva (PV), que trouxe para o centro do debate sucessório a questão ambiental, começa a influenciar o discurso do governador de Minas Gerais , Aécio Neves (PSDB), também postulante à sucessão de Lula.

Ontem, após assinar decreto que regulamenta o novo código florestal do Estado, elogiado por entidades ambientalistas em Minas, Aécio declarou que a questão será uma das cinco bandeiras de sua "proposta para o Brasil".

"Qualquer pessoa que queira pensar o Brasil com seriedade para as próximas décadas tem que incluir a questão da sustentabilidade em seu programa", disse Aécio, que também falou sobre preservação da Amazônia.

A sanção do código, apesar de ter sido apresentado à Assembleia Legislativa em setembro do ano passado, também pode ser encarado como um movimento de aproximação à temática ambiental.

O projeto de lei entrou na ordem do dia da Assembleia dois dias após a divulgação de relatório da ONG SOS Mata Atlântica e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostrando que, entre 2005 e 2008, Minas foi o Estado que mais destruiu a Mata Atlântica.

Na época, o governo atribuiu o problema ao consumo ilegal de carvão vegetal.

Agora, do total de árvores derrubadas para uso industrial ou comercial, só 15% poderão ser de mata nativa. A partir de 2018, esse limite cairá para 5%. Antes, não havia um limite definido.

Aécio vetou um ponto que liberava a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e outras empresas detentoras de concessão pública da necessidade de manutenção dos 20% de reserva legal e outro que impedia médias e grandes propriedades de usarem espécies exóticas e de interesse econômico para a recomposição parcial da reserva legal.

Nenhum comentário: