sábado, 22 de agosto de 2009

Aécio: ataque direto ao PT

Juliana Cipriani
DEU NO ESTDO DE MINAS


Aécio diz que o partido de Lula se desfigurou e que a única preocupação da legenda é manter a "república sindicalista" que tomou parte da máquina pública

No último dia de viagem ao Nordeste, onde se encontrou com lideranças locais e apresentou suas propostas como pré-candidato à sucessão presidencial, o governador Aécio Neves (PSDB) subiu o tom das críticas ao governo e ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Aécio, depois de adotar um discurso diferenciado sobre a ética no país, que levou os petistas ao Palácio do Planalto, o PT se desfigurou no governo e abriu mão de suas principais bandeiras para permanecer no poder.

Para o governador, o partido passa por um momento contraditório, pois não tem hoje um projeto de país. “Reconheço que o PT teve um papel importante na vida democrática do país, não nego. Mas, no governo, o PT se desfigurou desde a época do mensalão e, agora, pela sanha, pelo afã de se manter no poder. O PT abre mão de alguns preceitos que o levaram ao poder, sobretudo no campo ético”, afirmou. A única preocupação do partido hoje, na avaliação do tucano, é “manter a república sindicalista que tomou conta de parte da máquina pública federal”.

O afastamento ideológico, de acordo com Aécio, “deixou companheiros pelo caminho”, como a senadora e ex-ministra Marina Silva, cotada para ser candidata a presidente pelo PV. Apesar de também comandar um governo de coalizão, com 14 partidos, o tucano diz que, em Minas, e nas gestões do PSDB, a divisão de espaços é diferente, pois não baseia o preenchimento dos cargos somente na indicação. “É natural que aliados participem, mas não dessa forma, onde os aliados impõem nomes, chantageam para votar em determinado projeto. Acho que é possível melhorarmos o padrão ético nas relações político-partidárias hoje no Brasil”, disse.

Aécio esteve ontem em Fortaleza e Aracaju, continuando suas visitas para se fortalecer no Nordeste, onde é menos conhecido. O governador teve encontros com lideranças tucanas, do PPS, DEM e parte do PMDB. Aproveitou para repetir seu discurso de aproximação com Minas Gerais, reforçando a necessidade de um atendimento prioritário para a Região Nordeste. O tucano lembrou que seus programas para os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas poderiam servir como exemplo de ação para o desenvolvimento de áreas pobres do país.

Propostas

O desafio do PSDB, segundo Aécio, é apresentar novas propostas para uma era “pós-Lula”.
Também não adianta, segundo ele, ficar brigando por paternidade de programas, como o Bolsa-Família. “Agora a grande questão é o que ficou por fazer. Então, mais do que ficar negando o que esse governo fez, nós temos que apontar o dedo na direção daquilo que ficou pelo caminho”, afirmou. Ainda sobre o Bolsa-Família, Aécio disse que a intenção do PSDB é manter a transferência de renda, mas com um enfoque diferente, trabalhando a capacitação dos usuários de acordo com potencialidades regionais. “O Bolsa-Família é muito importante, mas nós temos no Brasil que começar a comemorar quando nós tivermos 1 milhão, 2 milhões de famílias fora do programa, porque se reintegraram ao mercado produtivo, porque buscaram e se qualificaram para uma outra atividade. Então, o Bolsa-Família como instrumento transitório de transferência de renda é importante e será mantido pelo PSDB”, disse.

Nenhum comentário: