segunda-feira, 6 de julho de 2009

Eleição fortalece oposição no México

DEU EM O GLOBO

PRI, que governou por 7 décadas, ganha terreno na Câmara dos Deputados

UMA NATIVA mexicana vota em Capacuaro, no estado de Michoacan

CIDADE DO MÉXICO. Os mexicanos foram às urnas ontem numa eleição legislativa que deve selar o destino do presidente Felipe Calderón. Pesquisas já indicavam que o seu Partido da Ação Nacional (PAN) perderia a maioria parlamentar para o Partido Institucional Revolucionário (PRI), de centro, que dominou a cena política mexicana por nada menos que 70 anos até 1997, quando perdeu a maioria no Congresso.

Os primeiros resultados oficiais divulgados na noite de ontem (com 9,8% das urnas apuradas o PRI tinha 34,7% e o PAN, 27%) confirmavam as pesquisas: o PRI chegaria em primeiro lugar, com mais de 210 cadeiras, dobrando seu atual número de assentos na Câmara dos Deputados. O PAN ficaria em segundo lugar, com 175 cadeiras.

O revés para o governo parece ter sido determinado pela economia. Boa parte da campanha foi dominada pelo colapso econômico do pais - duramente atingidos pela crise financeira internacional. Há três anos, quando venceu as eleições presidenciais, Calderón prometia reformas no sistema de impostos do país e alterações no setor de energia com o objetivo de retomada do crescimento econômico já então prejudicado.

Mas o país foi mais atingido ainda este ano, com a recessão global e a redução considerável do volume de dinheiro enviado para casa por trabalhadores migrantes.

O surto de gripe suína em abril acabou por afugentar turistas, com prejuízos estimados pelo governo em mais de US$2 bilhões. Há ainda uma insatisfação popular com a maneira com que o governo vem lidando com o tráfico de drogas.

- Estamos em nossa pior crise - afirmou o eleitor Salvador Zavala, de 66 anos.

Se o PRI conseguir formar uma maioria parlamentar como esperado, ele poderá cancelar a decisão do governo de dar mais poderes aos 45 mil soldados designados para combater os cartéis de droga no país. O PAN acusa o partido opositor de ser conivente com os traficantes. O PRI pode também atrapalhar os planos de Calderón de abrir mais o setor energético ao investimento privado. Os mexicanos elegeram 500 deputados, prefeitos e seis governadores.

Nenhum comentário: