sexta-feira, 31 de julho de 2009

Belluzzo decide deixar conselho da TV Brasil

DEU EM O GLOBO

Economista nega relação com recentes baixas na direção da emissora por suposta intervenção

BRASÍLIA. O economista Luiz Gonzaga Belluzzo deixará a presidência do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que controla, entre outras emissoras, a TV Brasil. Belluzzo, que está há dois anos no cargo, afirmou ontem que comunicará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está sobrecarregado de trabalho e que não tem condições de seguir na função. Além de professor, o economista também acumula a presidência do clube de futebol paulista Palmeiras.

Belluzzo afirmou que sua saída não tem relação com recentes baixas na direção da TV Brasil. Alguns diretores deixaram a EBC com críticas à condução da emissora e acusações de intervenção.

— Não gostaria de tratar publicamente de minha saída.

Não se trata de pedir demissão em público. Seria uma grosseria. Vou conversar com o presidente (Lula) e dizer a ele que está na hora de sair.

Estou com muito trabalho, tenho afazeres demais. Minha saída é prosaica, não tem essa dramaticidade — disse Luiz Belluzzo.

O Conselho Curador é composto por 22 integrantes, sendo a grande maioria — 15 deles — formada por representantes da sociedade civil. O conselho aprova a linha editorial e a programação, faz recomendações e recebe críticas ao funcionamento da TV. O colegiado tem poder até de emitir voto de desconfiança e até afastar algum diretor.

Direção da emissora não comenta saída Belluzzo afirma que, na sua avaliação, a emissora tem se pautado por um comportamento não partidarizado.

— O conselho tem sido provocado a se manifestar, e o tem feito.

A assessoria de imprensa da EBC informou que a diretorapresidente da TV Brasil, Tereza Cruvinel, está viajando.

Alegou ainda que a empresa não se manifestaria porque a decisão de Belluzzo ainda não é oficial e reafirmou que a TV é subordinada ao Conselho Curador. O orçamento da empresa para 2009 é de R$ 382 milhões.

Desse total, cerca de R$ 100 milhões é destinado a pagamento de pessoal. A TV tem 1,4 mil funcionários.

Nenhum comentário: