quarta-feira, 3 de junho de 2009

Comte Bittencourt: Prêmio à qualidade

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa
DEU EM O DIA


Rio - Novas ferramentas vêm sendo usadas na educação, mas nada supera o contato direto com a leitura. Aí se dá o exercício da imaginação, o estímulo à pesquisa, a busca do conhecimento, o acesso às histórias, o pensamento e a memória.

Nesse sentido, ao instituir o “Prêmio Educação de Qualidade”, resolução de minha autoria, concedida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa à rede pública municipal que tenha se destacado no estado, queremos sensibilizar os governos municipais em relação às ações que melhorem a qualidade da educação.

Queremos socializar estratégias colocadas em prática pelas próprias comunidades escolares e que geram líderes pró-ativos e conscientes da complexidade das vicissitudes que assolam o nosso sistema de ensino.

Com o “Prêmio Educação de Qualidade”, anual, o município vencedor receberá o acervo de uma biblioteca infanto-juvenil, com dois mil títulos, em outubro. A iniciativa tem como finalidade, ainda, incentivar o desenvolvimento equilibrado.

Vale lembrar que a educação é uma via de inclusão e construção da cidadania, essencial para o surgimento de uma nova realidade e de uma vida melhor para todos, em todos os sentidos.

Dessa forma, promovendo a premiação periódica de medidas educacionais implantadas em escolas, estamos também incentivando a reflexão sobre s condições de ensino na educação pública e as formas de superá-las. E o fazemos com um projeto de qualificação que contribua para o comprometimento dos principais atores envolvidos no cenário da educação do estado: gestores, professores, funcionários, pais e alunos.

Nenhum comentário: