quinta-feira, 28 de maio de 2009

Minc chama ruralistas de vigaristas, e PT se desculpa

Catarina Alencastro e Isabel Braga
DEU EM O GLOBO

Ministro acirra crise com agronegócio e Caiado reage

BRASÍLIA. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se exaltou ontem ao discursar para 4.000 agricultores familiares que marchavam em frente ao Congresso e chamou os ruralistas de vigaristas. A fala de Minc gerou reação no Congresso, obrigando-o a se retratar, por intermédio do líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS).

- Não podemos cair no canto da sereia. Fingem que são amiguinhos de vocês. Amanhã vão pedir para parar a reforma agrária, o crédito para a agricultura familiar. Não confiem nesses vigaristas! Estão querendo usar vocês contra o meio ambiente, quando a boa aliança é entre o ambientalista e a agricultura familiar - disse, do alto de um carro de som e com o boné da Contag, a confederação dos trabalhadores na agricultura.

Minc disse que "essa turminha rica" polui rios e fala como se representasse pequenos agricultores. Acusou líderes do agronegócio de chantagear o governo para conseguir recursos:

- Encolheram os dentes de vampiro, o rabinho de capeta. Mas eles não enganam o povo.

O líder do DEM e deputado ruralista Ronaldo Caiado (GO) retrucou no plenário da Câmara:

- Como responder a um desqualificado moral como esse? Esse homem não tem estatura, é irresponsável por tratar um segmento, o setor produtivo rural, com essas palavras. É um palavreado característico dele, nos morros do Borel e da Rocinha com traficantes. Não venha trazer esse palavreado para cá.

A pedido de Minc, o petista Henrique Fontana solicitou a palavra no plenário e disse que o ministro se exaltara, mas se preocupa com a aliança de latifundiários e agricultores familiares. Em nota, Minc justificou seu discurso e reprovou a fala de Caiado: "Fiquei estarrecido com a virulência e o baixo nível das expressões. Repudio suas alegações de qualquer contato meu com traficantes. É uma afirmação falsa, não condizente com a liturgia do cargo".

Nenhum comentário: