sábado, 23 de maio de 2009

Longa de Heitor Dhalia agrada à plateia em Cannes

Silvana Arantes
Enviada Especial a Cannes
DEU NA FOLHA DE S. PAULO / Ilustrada

Diretor do festival definiu filme brasileiro como "original"

O longa-metragem brasileiro "À Deriva", de Heitor Dhalia, foi intensamente aplaudido após sua exibição, anteontem, na mostra "Um Certo Olhar", no Festival de Cannes.

Thierry Frémaux, diretor-geral da 62ª edição do festival, anunciou "À Deriva" como "um belo filme de um jovem cineasta; extraordinariamente pessoal e original" e ressaltou a procedência "do Brasil, nação plena de energia e vitalidade".Os atores Débora Bloch e Vincent Cassel, que interpretam um casal em crise no longa, também saudaram o público. Em francês, Débora disse esperar que o filme tocasse a plateia assim como emocionou o elenco durante as filmagens.

Cassel se apresentou em português: "Sou Vicente Cassel, um ator franco-brasileiro". Depois, o ator afirmou em francês: "Falamos do renascimento do cinema brasileiro. Algo está acontecendo lá". Ele enfatizou seu prazer em ter feito "À Deriva", disse querer rodar mais filmes no Brasil e brincou: "Quero deixar a França de vez. Lá [no Brasil] é melhor".

Dhalia agradeceu aos presentes e aos produtores, incluindo a O2, de Fernando Meirelles. Dedicou a sessão à estreante Laura Neiva, que vive a protagonista. "À Deriva" segue as descobertas de Filipa, 14, diante de seu crescimento e das mudanças nas relações da família numa temporada na praia.

A premiação da mostra "Um Certo Olhar", cujo júri é presidido pelo cineasta italiano Paolo Sorrentino, ocorre hoje.

Nenhum comentário: