quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aécio volta à estrada para defender prévias

Patrícia Aranha
DEU NO ESTADO DE MINAS


Próximo encontro do PSDB será em Foz do Iguaçu, em 5 de junho. Prefeito de Curitiba, Beto Richa diz que são "intrigas" os rumores sobre chapa puro-sangue

Depois de classificar de “piada” a possibilidade de formar uma chapa puro-sangue à Presidência da República formada por ele e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o governador Aécio Neves se prepara para voltar a pôr o pé na estrada em favor das prévias no partido para a escolha do candidato à campanha do ano que vem. O próximo seminário tucano, que vai reunir, pela primeira vez, os dois presidenciáveis está confirmado para 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Maior estrela do partido no Paraná e pré-candidato ao governo do estado, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, almoça com Aécio hoje no Palácio das Mangabeiras. Ontem, Richa defendeu a consulta aos filiados como forma de legitimar o processo. “O governador José Serra já aceitou as prévias. Os dois pré-candidatos aceitaram, então o partido todo tem que aceitar”, argumentou.

Para Richa, não há por que acreditar que as prévias possam provocar divisões na legenda. “Tenho conversado com várias lideranças do PSDB e com a base e posso dizer que o partido está unido e ciente de sua responsabilidade. Não vai deixar que questões menores, que não são de interesse público, possam interferir”, defendeu.

O prefeito chama de “intriga” os rumores de que os tucanos pudessem estar articulando uma chapa pura para a disputa ao Planalto. “Não sei de onde surgiu essa conversa, ninguém assume a colocação. O Aécio está colocando o nome dele para disputar da forma mais legítima e tem todas as condições para pleitear as indicações no PSDB”, avalia.

Fogo amigo Richa admite até que as especulações possam ter sido fomentadas dentro do partido. “Podem ser adversários internos ou de outros partidos. Mas o boato prejudica apenas momentaneamente. É até bom que isso tenha acontecido para que estejamos preparados para futuras colocações indevidas. Já estaremos vacinados”, afirmou. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que esteve com Aécio no sábado e pernoitou no Palácio das Mangabeiras anteontem, também descartou qualquer possibilidade de acordo para formação de uma chapa pura.

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro, lembra que os rumores surgiram depois do primeiro seminário organizado pelo partido, em João Pessoa, na Paraíba, quando Aécio recebeu o apoio dos principais líderes dos partidos aliados, como o presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia, e do PPS, Roberto Freire. Seria o primeiro encontro dos dois presidenciáveis do partido, mas Serra não compareceu, alegando problemas de agenda. “Toda vez que o governador Aécio aparece bem posicionado, surge um boato. Por isso mesmo, ele tem que rebater firme as especulações e é isso que está fazendo, com a cabeça fria, para afastar qualquer especulação”, afirmou. Rodrigo de Castro acredita que antes do próximo encontro do partido, em Foz do Iguaçu, o modelo das prévias já deve estar desenhado. Depois do Paraná, os tucanos se reunirão em Fortaleza.

Nenhum comentário: