terça-feira, 21 de abril de 2009

Festa em tom de despedida

Leonardo Augusto
DEU NO ESTADO DE MINAS

Aécio comanda o último 21 de abril como governador. No ano que vem, ele já terá deixado o Palácio da Liberdade para se candidatar à Presidência da República ou ao Senado


O governador Aécio Neves (PSDB) participa hoje em Ouro Preto do último 21 de Abril do segundo mandato consecutivo como chefe do Poder Executivo de Minas Gerais. Na mesma data, no ano que vem, Aécio já terá se desincompatibilizado do cargo, seja para disputar a Presidência da República ou cadeira no Senado. O afastamento ocorrerá por determinação do parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal, que manda o presidente da República, governadores e prefeitos renunciarem seis meses antes do pleito se quiserem se candidatar a outro cargo, caso do governador de Minas. Em 2010, o primeiro turno das eleições, quando serão votados concorrentes à presidência, governos estaduais, assembleias e Câmara Deputados, acontece em 3 de outubro.

Nos anos em que participou do 21 de Abril como governador, Aécio teve como um dos temas principais de seus discursos o estabelecimento de um novo pacto federativo para o Brasil, abordando principalmente a redistribuição do bolo tributário entre União, estados e municípios.

Um exemplo ocorreu em 2007. “Precisamos restaurar as razões e os pilares do pacto federativo nacional. O Brasil não se libertará de suas amarras se primeiro não se libertar do vício do centralismo. Tenho procurado, na prática, professar, em nome de Minas, a necessidade de uma nova ordem, que restabeleça os princípios mais básicos da repartição dos recursos públicos e sua destinação. Enquanto não nos for possível dispor da parcela justa dos impostos gerados pelo trabalho de todos, o país continuará com as terríveis desigualdades regionais, que se traduzem, dramaticamente, nas desigualdades sociais”, dizia trecho de discurso do governador.

A expectativa era que, este ano, fosse dado caráter mais político às comemorações da data, no entanto, o ano da França no Brasil – que começa oficialmente hoje à noite no Rio de Janeiro – tende a dominar o cenário em Ouro Preto.

Algum tom político poderá até aparecer no discurso do governador, que desde o ano passado defende a discussão sobre como será o Brasil no período posterior aos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, Aécio mede forças com o governador de São Paulo, o também tucano José Serra, para ver quem será o candidato da legenda ao Palácio do Planalto, o que poderia ser outro motivo para declarações direcionadas ao cenário eleitoral do ano que vem. No entanto, caso surjam palavras direcionadas ao cenário eleitoral do ano que vem, elas virão embutidas em temas como meio ambiente, a crise econômica mundial e a Revolução Francesa, movimento que, ao lado da independência dos Estados Unidos, inspirou a Inconfidência Mineira.

Aleijadinho

O 21 de Abril deste ano marcará ainda as comemorações pelo 279º ano de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Dentro da programação, está prevista a entrega da medalha da Inconfidência a atletas paraolímpicos como Adria Santos (Atletismo), Felipe Marinho de Oliveira (Natação), Rodrigo Rosa (Halterofilismo), Regina Dornelas da Costa (Judô), Alexandre Ank (Tênis de mesa), Carlos Barto (Atletismo) e Letícia Lucas (Natação).

Nenhum comentário: