terça-feira, 17 de março de 2009

'Pode ser que eu venha a ser candidato ano que vem'

DEU EM O GLOBO

Serra, porém, diz que campanha antecipada tiraria o foco da crise econômica

CURITIBA e FLORIANÓPOLIS. Ao se reunir ontem em Curitiba com o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), admitiu que poderá disputar a Presidência em 2010, mas voltou a afirmar que é contra a antecipação do processo eleitoral. Para ele, tal atitude pode dificultar uma boa cooperação entre as três esferas do poder (federal, estadual e municipal), em meio à crise econômica.

- Quando tem candidatura, ou se tem consenso ou alguma forma de consulta. Disso o partido está tratando. Pode ser que eu venha a ser candidato ano que vem, mas neste momento estou concentrado na minha administração em São Paulo (...) O Brasil teve a segunda maior retração do PIB do mundo. A antecipação (do debate eleitoral) tira o foco do trabalho da crise, que é a mais séria desde o começo dos anos 30. Ter um processo eleitoral deflagrado atrapalha o enfrentamento da crise nas decisões, na capacidade de trabalho, nos prazos - disse Serra, que assinou com Requião um convênio de cooperação na área tributária.

O tucano se negou a responder sobre o jantar da semana passada com a cúpula do DEM, no qual teria sido pressionado para assumir o mais rapidamente possível sua candidatura:

- Como de toda reunião de político saem "n" versões, algumas corretas, outras fantasiosas, outras meio a meio - disse Serra, esquivando-se de responder.

Reunida ontem em Florianópolis, a direção do DEM voltou a demonstrar sua preferência pela candidatura de Serra, mas frisou que o partido apoiará o escolhido pelo PSDB.

- São dois grandes governadores (Serra e Aécio), dois grandes estados, e não podemos correr o risco de perder nenhum dos dois estados - disse o presidente do DEM, Rodrigo Maia.

Nenhum comentário: