quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pesquisa indica Serra com maior intenção de voto que Aécio

Em sua primeira pesquisa nacional, o instituto Paraná Pesquisas indica que o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) teria hoje mais chances de chegar ao segundo turno na eleição para a Presidência que o senador Aécio Neves (MG), favorito no PSDB. Divulgada ontem pelo jornal "Gazeta do Povo", a sondagem sai no momento em que o Serra se move para reocupar espaço e Aécio fica estagnado nas pesquisas, apesar da queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.

O instituto perguntou qual, entre os tucanos, teria mais chances de receber o voto do eleitor. Serra foi citado por 38,5% dos entrevistados, seguido por Aécio, com 25,3%, e o senador Álvaro Dias (PR), com 8,4%. O resto ou disse que não votaria em nenhum deles (20,4%) ou não soube responder (7,5%).

Na pesquisa de intenção de voto para 2014, Serra fica empatado tecnicamente em segundo lugar. Nesse cenário, Dilma teria 32,2% dos votos, seguida pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 22,5% e empatada com Serra, com 21,6%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 7%. Os que não sabem são 7,1% e os que anulariam, 9,5%.

Com Aécio de candidato, Marina fica isolada na segunda posição, com 23,4% das intenções de voto. Dilma lideraria com 34,5%, deixando o tucano em terceiro, com 15,4%. Campos teria 7,7%. O resto dos eleitores ou anularia (10,7%) ou não soube responder (8,3%).

Na pesquisa espontânea, porém, Aécio é mais citado. O mineiro é lembrado por 3,21% dos eleitores, contra 1,96% de Serra. A candidata mais lembrada é Dilma, com 12,7%, seguida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 6,1%. A maior parte dos eleitores (62,6%) não soube responder.

Depois de um período de reclusão após a derrota para a Prefeitura de São Paulo em 2012, Serra tem se movimentado nas últimas semanas para se recolocar no cenário político. Segundo o ex-governador Alberto Goldman (PSDB), ele deve participar mais das discussões do país. A pesquisa, porém, não é determinante. "Esse quadro que se vê já era conhecido, por toda a história que ele tem", afirma.

Presidente do PSDB de Minas Gerais, o deputado Marcus Pestana vê com natural Serra ter maior intenção de voto. "Ele [Serra] tem recall grande por ter ido duas vezes para o segundo turno na eleição para presidente. Nosso candidato, que é o Aécio, está até muito bem porque nunca se expôs em uma candidatura nacional", diz.

Segundo o diretor comercial do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, o nome do tucano foi inserido na sondagem porque o instituto buscava um diferencial para sua primeira pesquisa nacional e porque o ex-governador sempre apareceria bem nas sondagens feitas no Sul. Ele concorda com a avaliação de que Serra sai na frente porque é mais conhecido. "A pesquisa mostra que ele arranca na frente, mas não quer dizer que seria melhor candidato ou teria mais chances."

O Paraná Pesquisas também questionou qual candidato do PT os eleitores preferem para presidente: 56,4% escolheram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 16,7%, a presidente Dilma. Outros 20,5% disseram que não votariam em nenhum, e 6,4% não souberam responder. A pesquisa foi feita com 2,5 mil pessoas entre os dias 24 e 30 de junho e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: