quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Opinião do dia: Ancelmo Gois

"No mais
Aqui, já dizia Tim Maia, prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e uma escola comandada por um bicheiro, a querida Beija-Flor, vence o carnaval com um enredo que fala de... corrupção."


------------------
Ancelmo Gois é jornalista, na sua coluna, O Globo,15/2/2018

Ranier Bragon: Complexo de pit bulls

- Folha de S. Paulo

Lava Jato advoga penas que fazem assassinatos parecerem roubo de pirulito

A tragédia futebolística brasileira em 1950 levou Nelson Rodrigues (1912-1980) a cunhar a famosa expressão "complexo de vira-latas" para se referir ao nosso acabrunhamento diante do mundo.

A roubalheira generalizada que envolve figuras de todos os partidos detonou outro complexo, o dos pit bulls, com epicentro em Curitiba.

É quase um haraquiri social discordar de ditames de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e companhia, mas vamos lá: não tem cabimento propor, como faz o Ministério Público do Distrito Federal, prisão de 387 anos como punição a um dos esquemas comandados pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ).

O ex-deputado possivelmente cometeu crimes, mas querem lhe impingir —e a apenas uma das investigações— um transatlântico de anos não destinado nem a genocidas.

A sorte de Cunha é que não inventaram ainda a pílula da imortalidade. E que, no Brasil, o prazo máximo de encarceramento é de 30 anos.

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) já ganhou, além de correntes nos pés, quatro condenações que somam 87 anos de prisão. Ele responde a outros 13 processos.

Ascânio Seleme: Oh, pátria amada, esqueceram o PT!

- O Globo

De maneira inusitada, a Tuiuti criticou a crítica. Colocou na avenida, como fantoches, personagens vestidos com a camisa da seleção batendo panelas

Beija-Flor errou ao ignorar o PT no enredo de ratazanas. Ocarnaval da Marquês de Sapucaí é uma escola. Os desfiles contam histórias brasileiras repletas de cores e licenças artísticas. Um festival de sambas exuberantes e momentos inesquecíveis da criatividade popular. E quase sempre trazem críticas contundentes, desenhadas para alertar almas e consciências. Claro que sem sofisticação acadêmica, mas, ainda assim, críticas que são facilmente compreendidas por toda a arquibancada, por toda a plateia.

Este ano não foi diferente. Quatro escolas se destacaram neste quesito. Mangueira, que cantou o carnaval do Rio sem dinheiro e sem prefeito. Salgueiro, que foi muito bem ao celebrar a mulher negra, apesar da polêmica black face da turma da bateria. A campeã Beija-Flor, que usou a história de Frankenstein para criticar a corrupção e a violência no Brasil. E Paraíso do Tuiuti, que usou a escravidão para criticar as reformas do governo Temer e para também tratar da corrupção.

Mas há um problema. Quando se contam histórias tão recentes, como a das reformas e a da corrupção endêmica brasileira, deve-se levar em conta que elas ainda estão em curso e, portanto, vivas na memória das pessoas. Se a história atravessar, será fácil perceber. A Beija-Flor, por exemplo, acertou ao retratar o Rio de Sérgio Cabral, com seus jantares fartos e guardanapos na cabeça, mas errou ao praticamente ignorar o PT no seu enredo de ratazanas.

Maria Cristina Fernandes: Do baú ao caldeirão

- Valor Econômico

Entre Silvio Santos e Huck, analfabetismo se reduziu em 65%

A candidatura Silvio Santos caiu junto com o muro de Berlim. Em 9 de novembro de 1989 o TSE impugnou a candidatura do apresentador sob a justificativa de que seu partido não realizara convenções no número de Estados e municípios exigidos pela lei. Naquela data, Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi, já havia feito três pesquisas, num intervalo de 10 dias, para avaliar o potencial do candidato do Partido Municipalista Brasileiro, cuja sigla mimetizava a do PMDB.

Na primeira, Silvio Santos ultrapassara o líder das pesquisas, Fernando Collor de Mello. Na segunda, caíra e, na terceira, despencara. Na lembrança de Coimbra, o apresentador ficou aliviado com o veto da Justiça Eleitoral. O risco de virar traço era enorme.

Os patrocinadores de Luciano Huck o associam a Emmanuel Macron, ministro das Finanças da França antes de virar presidente da República. Mas a falida candidatura de Silvio Santos é a experiência mais próxima do movimento que teima em se encorpar em torno do apresentador. Ao contrário do homem do baú da felicidade, porém, o comandante do caldeirão das tardes de sábado não estourou as paradas de sucesso ao ter seu nome incluído nas pesquisas. Tem um sétimo das preferências do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na ausência deste, alcança menos da metade do potencial líder da disputa, o deputado Jair Bolsonaro.

Quando Silvio Santos registrou sua candidatura, na reta final da campanha, os candidatos dos dois principais partidos governistas, Ulysses Guimarães (PMDB) e Aureliano Chaves (PFL) patinavam nas pesquisas. Mais ou menos como Geraldo Alckmin, cuja incapacidade de ultrapassar os 20% das intenções de voto no Estado que comanda pela quarta vez soou o alarme dos partidos que gravitam em torno do governo.

*Marco Aurélio Nogueira: Novidades sem raiz, e alguns senões

Não se deveria combater quem estimula Luciano Huck a sair candidato. É importante respeitar os argumentos de quem o patrocina. Não há porque vetar iniciativas políticas desse tipo, até por uma questão de princípio. Todos devem ter direito de propor nomes e articular candidaturas, lutando por elas se acaso nelas acreditarem de verdade.

Não há um oráculo para nos dizer o que é certo ou errado, o que dará ou não certo, quem tem ou não o direito de postular o cargo mais importante do país. Quem se vê como dono da verdade ou decifrador de enigmas não está entendendo o mundo atual. As verdades existem, sempre existirão, mas não caem do céu. Estão em disputa e podem ser acessadas mesmo por quem não tem a mente afiada dos deuses.

Também não hostilizo o Huck, que deve ter seus méritos. Acho uma bobagem extrema dizer que ele não pode ser candidato porque não passa de um “funcionário da Globo”, um mero “apresentador” que representaria os interesses mais profundos e escusos dessa organização. É uma acusação que só comprova os tempos intolerantes e de retórica autoritária em que vivemos. É ridículo, para dizer o mínimo, medir sua estatura política ou intelectual pelo programa de auditório que ele pilota há anos. Uma coisa é o cara no palco, outra na vida pública. Parte da esquerda age em nome da necessidade de apreender os nexos explosivos entre a economia e a política. Para ela, a posição no mercado remete imediatamente a uma posição na política. Se o pai ou o tio é banqueiro, o filho ou o sobrinho serão serviçais do capital financeiro. Fizeram isso com Marina em 2014. É a reiteração do mesmo dogmatismo que despreza a complexa dialética entre economia e política e que, aos trancos e barrancos, tem ajudado a empurrar o marxismo e o bom senso para a margem.

Não se sabe se ele será candidato mesmo. Dizem que está a pensar, consultando amigos e familiares. Algum movimento há, um certo vozerio. Pouco importa. O que importa é que Huck passou a ser cogitado, e algumas pessoas de peso o estão embalando, por motivos vários.

A ideia de que Huck pode ser o “sangue novo” que falta à política tradicional e que, por isso, poderia representar a alternativa de que carece o “centro democrático” ainda está, porém, para ser demonstrada. Novo de que tipo? Pela esquerda, pelo centro, pela direita, por sobre partidos, a partir de “movimentos cívicos”? Para ganhar uma eleição ou para dar um rumo ao país? Para não perder ou para ganhar? (Sim, são coisas diferentes).

Luiz Carlos Azedo: O enredo esquecido

- Correio Braziliense

A Beija-flor, a grande campeã do carnaval, criticou sem “fulanizar” os descalabros da política nacional e as mazelas sociais do estado, mas pouco falou da Lava-Jato

O carnaval no Rio de Janeiro teve dois vilões, o prefeito Marcelo Crivela, o que era bola cantada, porque o alcaide da cidade fez tudo o que poderia para agradar aos evangélicos e contrariar os foliões, e o presidente Michel Temer, cuja imagem desgastada pela crise ética e política foi demonizada no desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti. Os grandes responsáveis pela situação calamitosa em que o estado se encontra, porém, foram esquecidos pelos carnavalescos. Nem o ex-governador Sérgio Cabral, que está preso em Curitiba, nem a ex-presidente Dilma Rousseff, afastada do poder pelo impeachment, muito menos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora um “ficha suja” condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, foram objetos de alegorias.

Talvez haja um misto de gratidão e malandragem dos chefões do jogo do bicho, que mandam na Liga das Escolas de Samba (Liesa), a dona dos desfiles da Sapucaí, em relação a isso. Mas a verdade precisa ser dita: a situação em que se encontra o Rio de Janeiro é fruto da lambança feita nos tempos de bonança dos grandes patrocínios de estatais e das “campeãs nacionais” anabolizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ou seja, dos anos de gastança generalizada e de muitos desvios de recursos públicos, particularmente da Petrobras e dos grandes eventos e projetos dos governos federal e fluminense. Falou-se de quase tudo nos enredos das escolas de samba, muito pouco dos grandes personagens da Operação Lava-Jato, sejam os políticos, executivos, doleiros e empreiteiros envolvidos no escândalo da Petrobras, sejam juízes, procuradores e delegados que há quatro anos vêm protagonizando a maior devassa na roubalheira dos políticos e empresários que mamam nas tetas dos cofres públicos.

Entretanto, os cariocas que glamorizam as malandragens também pagam o preço da violência nas ruas. O outro lado das áreas conflagradas é o medo do morador do asfalto. Nos bairros mais nobres, como Ipanema e Leblon, é um risco sair às ruas com qualquer objeto que possa chamar a atenção dos assaltantes; os turistas, menos precavidos, são vítimas ainda mais fáceis de roubos e furtos. A polícia não dá conta do recado, uma parte está comprometida com o crime organizado; outra não dá conta da escala das ocorrências policiais. Enquanto o “Fora, Temer!” e o “Fora, Crivela!” são entoados nos blocos de rua mais politizados, como se isso fosse solução para tudo, a maioria da população paga o preço do descalabro administrativo e do colapso econômico do estado.

Roberto Dias: Foro muito especial

- Folha de S. Paulo

Há neste país alguns homens realmente de muita sorte.

Romero Jucá é um deles. Investigação sobre o senador tramitou por 14 anos no STF até ser arquivada por prescrição dos supostos crimes. Não é que ele foi inocentado. Como mostrou reportagem da Folha, a apuração foi marcada por uma série de problemas, entre eles um pedido de vista de cinco anos, tempo que o ministro Gilmar Mendes levou —em tese— para refletir sobre o assunto.

Outro homem de sorte chama-se Michel Temer. Inquérito tocado pela PF e pela PGR procura —em tese— saber se empresas do setor portuário deram vantagem indevida ao presidente e a outras pessoas. A investigação, porém, poupou os sigilos telefônico, bancário e fiscal dos envolvidos na suspeita, como mostrou outra reportagem do jornal.

Ainda assim, o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, achou por bem opinar em público sobre o trabalho em andamento: em entrevista à Reuters, criticou a qualidade das provas.

Carlos Melo*: Um vazio que clama por ocupação

- O Estado de S.Paulo

Notória a desilusão com o mercado da política. Partidos e lideranças não apenas não representam, como estão quase todos desgastados. De modo incontornável, derretem envolvidos em processos que escandalizam a sociedade; expressam eles próprios o impasse que se quer superar. O enfastiamento com a crise e a repugnância pelos políticos são evidentes.

Nesses momentos, a sanha pelo novo expande-se no ar. À esquerda, ao centro e à direita, surgem ‘outsiders’: Guilherme Boulos, Luciano Huck e Jair Bolsonaro, cada um no seu quadrado, expressam esse fenômeno. A insistência com o nome de Huck é, assim, compreensível. Questão estrutural. Se é que se trata de invenção, ela apenas responde a um problema real. Não é Huck, é o vazio que clama por preenchimento.

Esse vazio gera inquietação em agrupamentos de classe média. Divorciados dos partidos tradicionais e contrários aos ‘haters’ das redes sociais, esses grupos buscam ansiosos por algum meio de renovação. Seja por identificação ou falta de opção, enxergam em Luciano Huck a idealização do novo e a difícil ruptura com o velho que abominam.

A especulação é ainda mais atiçada pelas dificuldades do autoproclamado centro democrático e pela condenação do ex-presidente Lula. Ambas alimentam esperanças de que um nome popular e moderado – distante dos radicais e com livre diálogo ao eleitorado carente – possa preencher os vazios e retirar o País de sua grande crise. Argumentos favoráveis e contrários à candidatura de Huck não faltam. O vazio persiste.

A questão que se coloca é se o ‘outsider’ – qualquer que seja – será capaz de competir no mercado barra-pesada da política brasileira. Depois, se terá condições de governar diante de um sistema pleno de vícios e armadilhas. Mais ainda: se conseguirá romper com ele, despertando o ansiado novo.

Disse Riobaldo que “sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”. Como o sertão, política requer astúcias.
---------------------
*É cientista político e professor do Insper

Ricardo Noblat: Temer está à procura de uma nova fantasia

- Blog do Noblat

Quando a história se repete é como farsa

O que espera Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, para anunciar que a reforma da Previdência só será votada ali depois das eleições de outubro? Ou, se for o caso, depois da posse do sucessor do presidente Michel Temer, o que parece mais provável?

Se ele esperava o carnaval passar, já passou. Se ele espera a próxima segunda-feira, quando a Câmara finalmente voltará das férias, ela está às portas. Até os garçons que servem cafezinhos no gabinete de Maia sabem que o governo não tem e nem terá votos para aprovar a reforma.

E este é o problema que mais aflige Temer no momento: o que fazer até o último dia do seu mandato se a promessa por mais reformas foi para o lixo? Como matar o tempo até lá? Como dar a impressão de que há governo quando há muito ele deixou de existir?

Temer persegue uma relevância que perdeu ao ser atingido por sucessivas denúncias de corrupção. Corre o risco de ser alcançado por outra. A Polícia Federal está longe de concluir uma investigação que o envolve. Sem sucesso, seu diretor-geral, Fernando Segóvia, tentou abreviá-la.

O carnaval do protesto enterrou de vez a manobra diversionista de Temer de se apresentar como possível candidato à reeleição. Com que roupa ele desfilaria na avenida? Com a do presidente vampiro, emoldurado por cédulas de dinheiro, destaque de carro alegórico da Tuiuti?

No último ano do seu governo, desacreditado e combalido, o presidente José Sarney, à falta do que fazer, inventou a candidatura de Sílvio Santos para derrotar os demais candidatos que só queriam distância dele. Quem sabe, Temer não tentará o mesmo, desta vez com Luciano Huck?

A Justiça barrou a candidatura de Sílvio. Espera-se que Huck tenha juízo e continue a fazer bem o que sabe. Seria o melhor para todos.

Movimentos vão a Huck para ‘renovar’

Eleição. Movimentos organizam encontro unificado com apresentador; em carta, dizem que reunião não representa apoio, mas destacam ‘janela de oportunidade’ para o novo na política

Gilberto Amendola / O Estado de S. Paulo.

Movimentos como RenovaBR, Agora!, Vem Pra Rua, Frente Favela Brasil, Livres e outros preparam um encontro unificado com o apresentador Luciano Huck para um “debate sobre a renovação da política nacional”. A reunião está prevista para a próxima semana, em São Paulo, e na prática deverá significar mais um estímulo ao projeto presidencial de Huck.

O apresentador, que chegou a anunciar em novembro do ano passado que não seria candidato, voltou a considerar a hipótese e nos últimos dias intensificou consultas com políticos e representantes do setor econômico.

Huck é um membro efetivo do RenovaBR e do Agora!. A nova movimentação do apresentador aumentou as expectativas nestes e em outros grupos, que já consideram que hoje há mais chances de Huck aceitar entrar na disputa pelo Palácio do Planalto do que o contrário.

Os movimentos redigiram a versão inicial de uma carta-convite para o encontro com o apresentador da TV Globo. O texto, ao qual o Estado teve acesso, fala em “janela de oportunidade propícia à renovação” e afirma que “a mudança começa com novos personagens comprometidos em construí-la”.

Movimentos querem conversar com Huck, 'candidato ou não'

Grupos a favor de renovação política articulam debate; apresentador diz que iria

Joelmir Tavares / Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O caldeirão de movimentos pró-renovação política quer propor um debate com o apresentador Luciano Huck nos próximos dias.

Um texto que faz as vezes de convite —e que circulava nesta quarta-feira (14) entre membros desses grupos da sociedade civil— diz que, "seja candidato ou não, Luciano será uma peça importante no debate sobre a renovação da política nacional".

Embora negue que esteja cogitando concorrer ao Palácio do Planalto, o apresentador da Globo voltou ao foco das especulações nos últimos dias com uma forcinha de Fernando Henrique Cardoso.

O ex-presidente disse que ter uma candidatura como a de Huck seria bom para balançar o sistema e "pôr os partidos em xeque". FHC afirmou ainda que o comunicador possui o estilo de seu partido, o PSDB (que hoje tem como pré-candidato o governador Geraldo Alckmin).

A iniciativa de chamar o animador e empresário envolve as principais organizações que erguem a bandeira da oxigenação, como o Agora! e o RenovaBR, grupos que têm Huck como integrante e também garoto-propaganda.

Candidatura ou desistência de Huck sai amanhã

Ricardo Mendonça e Carmen Munari | Valor Econômico

SÃO PAULO - O apresentador de TV Luciano Huck, cotado para ser candidato a presidente da República nas eleições deste ano, deverá tomar sua decisão sobre candidatura até amanhã, conforme pessoas com quem andou conversando nos últimos dias. Esta sexta-feira foi estabelecida como prazo definitivo para ele dizer um contundente "sim" ou um contundente "não" sobre o caso.

No fim de novembro do ano passado, Huck assinou um artigo no jornal "Folha de S.Paulo" sustentando que não iria disputar eleição. Na sequência de outros três artigos na mesma publicação em que propunha discutir política, mencionou "a certeza de que neste momento" não iria "pleitear espaço nesta eleição para a Presidência da República". Terminou o texto pedindo para contarem com ele, "mas não como candidato a presidente".

A publicação foi seguida de uma entrevista coletiva sobre o tema realizada durante um evento promovido pela revista "Veja". Na ocasião, Huck repetiu aos jornalistas presentes os mesmos termos publicados no artigo.

No primeiro momento, o texto e a entrevista funcionaram para estancar as especulações em torno de seu nome.

Nos primeiros dias de 2018, porém, observadores mais atentos da cena política notaram que Luciano Huck não negou que teria solicitado ao Ibope que incluísse seu nome no rol de possíveis candidatos em pesquisas promovidas pelo instituto. A informação foi publicada numa nota na própria "Folha".

Relatos de que teria mantido a agenda de conversas frequentes com marqueteiros e representantes de partidos políticos, principalmente o PPS, consolidou a convicção de que a desistência anunciada em dezembro não havia sido para valer.

As especulações sobre a candidatura Huck voltaram ao patamar pré-artigo quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou a defender abertamente sua candidatura.

Mesmo reafirmando que está com o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), em tese a figura mais prejudicada com a entrada de Huck na disputa, FHC sustentou em entrevista à rádio Jovem Pan que a candidatura do apresentador "seria boa para o Brasil". Dias depois, o recebeu em São Paulo para conversar.

O Valor procurou Huck para comentar. Não houve resposta até o fechamento desta edição.

Mesmo com Freire, Huck tem barreiras dentro do PPS

Correntes defendem Alckmin e Cristovam Buarque para Planalto

Silvia Amorim/ O Globo

-SÃO PAULO- Cotado para disputar a Presidência da República pelo PPS, o apresentador Luciano Huck enfrenta resistências no partido para eventual candidatura pela sigla. Pelo menos dois grupos são contrários atualmente a uma chapa com ele. Um deles defende o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), enquanto outro prega apoio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Uma nova rodada de conversas do apresentador com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, está prevista para a próxima semana. Até o momento, integrantes das duas correntes estão sendo mantidos longe das negociações. Houve especulação de que Buarque pudesse participar do encontro com Huck numa tentativa de aproximá-los e construir uma unidade na sigla. Mas o senador teve problemas de saúde e não houve a reunião. Buarque disse ontem ao GLOBO que não foi convidado e reafirmou que, se quiser ser candidato, Huck terá de disputar prévia com ele:

— Não há resistências à entrada dele no partido. O que há são resistências à chegada de uma pessoa que já vem para ser candidato a presidente.

Em outro foco de resistência, o presidente do PPS em São Paulo, Arnaldo Jardim, também defende disputa interna.

— Acho que o PPS não deve embarcar nessa história do Huck. Ele é muito atraente do ponto de vista de apelo eleitoral, mas absolutamente inconsistente do ponto de vista de uma gestão futura do Brasil. Ele (Freire) vai ter que disputar dentro do PPS isso (candidatura de Huck) — afirmou.

Nos bastidores, lideranças do partido dizem que, apesar das dissidências, Freire não teria dificuldades para sacramentar Huck como candidato. Ele é presidente do PPS há 27 anos e tem controle do partido. O GLOBO não localizou ontem o dirigente. A legenda prepara para março um congresso para decidir sobre as eleições de 2018.

‘Bolsonaro, Lula e Ciro representam ruptura’, diz cientista político

Para Murillo Aragão, da Arko Advice, recuperação econômica deve enfraquecer essas candidaturas e favorecer um nome de centro

Renan Truffi / O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Conhecido por orientar banqueiros e empresários sobre os rumos do País, o cientista político Murillo de Aragão, fundador da Arko Advice, diz acreditar que a melhora recente da economia deve enfraquecer as “candidaturas de ruptura”, como ele classifica as investidas eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Segundo Aragão, o centro deverá ter um candidato forte. Hoje, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), são apontados como nomes desse campo. “O ambiente econômico teria que estar muito ruim para se apostar num candidato de ruptura. À medida que a economia melhora, a tendência é se buscar um candidato capaz de manter essa situação.”

• As candidaturas de centro têm mostrado dificuldade para despontar nas pesquisas. Por quê?

O eleitorado de centro está acompanhando o andamento da disputa e não se posicionou. É cedo para tomar uma posição. O Lula se beneficia do recall que tem. Bolsonaro foi quem mais aproveitou o desejo de renovação e antissistema político que existe na sociedade no momento. Então, é cedo para dizer que o centro está desidrato ou que não empolga. A hora que ficar mais claro quem é o candidato do centro, é provável que as pesquisas começam a apresentar um outro desempenho.

• O centro tem usado a Previdência e a melhora da economia no discurso político. Isso vai ser um fato que ajudará a impulsionar esse tipo de candidatura?

Não acho que a reforma da Previdência vai ajudar diretamente, mas indiretamente sim. Sendo aprovada, ela causa uma melhoria nas expectativas em relação ao Brasil e isso evidentemente que influencia o ambiente geral. Agora, diretamente não. Se a economia melhora, para o eleitorado é mais confortável uma solução que mantenha o bom ambiente econômico e a boa recuperação econômica. E não apostar em candidatos de ruptura. Hoje Lula, Ciro e Bolsonaro são candidatos de ruptura. O ambiente econômico teria que estar muito ruim para apostar num candidato de ruptura. A medida que a economia melhora, a tendência é se buscar um candidato capaz de manter a melhora. O centro terá um candidato forte em algum momento. Provavelmente é o Alckmin, porque estaria mais bem posicionado, mas é cedo para dizer. As decisões só vão acontecer a partir de abril, quando vamos saber se Meirelles será candidato. Se o Lula realmente não for candidato, ou ainda que não tenha essa decisão, a tendência pode ficar mais evidente. Até lá pode aparecer algum candidato surpresa, um Joaquim Barbosa ou um Luciano Huck. Quem está interessado na eleição agora são os políticos, os jornalistas e os cientistas políticos. A população ainda não está interessada. No fundo, o fenômeno Bolsonaro se beneficiou do clima anti-establishment e do Temer emparedado pelas discussões em relação à denúncia de (Rodrigo) Janot, do Lula por conta da Lava Jato. Ele aparecia como salvador da Pátria. A medida que for prevalecer um ambiente de maior racionalidade, eu não sei se terá folego para seguir. E também não acho que o Lula tenha fôlego para seguir.

• Bolsonaro começa a oscilar negativamente nas pesquisas.

O Bolsonaro é uma expressão do saco cheio e quando o saco cheio começa a não ser tão cheio, as pessoas começam a desestimular. O Bolsonaro é um produto da conjugação da crise de segurança pública, ataque ao governo Temer, Lava Jato, antipolítico, antiestablishment. Ele sintetizou o cara que era contra tudo de ruim que anda por aí. Isso não é suficiente para sustentar uma campanha eleitoral. E depois começam a aparecer as contradições. É uma situação conjuntural que não o beneficia, a medida que o noticiário ficou menos hostil ao governo porque passou a história do Janot. Segundo, a economia está melhorando; terceiro, o debate da reforma da Previdência, por mais que esteja desgastada, mas é um debate interessante, não é acovardado. Esse novo ambiente não favorece o Bolsonaro. Para o Bolsonaro (prosperar), a situação tinha que estar muito confusa, muito degradada, para ele conseguir romper o teto de votos que tem hoje.

Vinicius Torres Freire: A poupança em tempo de juro baixo

- Folha de S. Paulo

Com juros mais civilizados, ficou mais difícil ganhar dinheiro com renda fixa

Um colega pede uma avaliação de investimentos que um banco ofereceu a ele. Trata-se de um CDB que paga 104% do DI e uma LCI que paga 96% do DI as siglas são explicadas mais abaixo.

Como esse colega tem salário razoável e aplicações de certo volume no banco, não deve estar nem de longe pegando as piores taxas de rendimento do mercado. Em um ano, seu CDB deve render uns 5,8%, descontado o Imposto de Renda. Descontada a inflação esperada para o período, é um rendimento de 1,7%. No caso da LCI, o rendimento real seria algo melhor, 2,4%.

E daí? É fácil perceber que ficou mais difícil ganhar dinheiro com aplicações de renda fixa. Se a economia do país melhorar de fato, vai continuar difícil.

Na semana passada, o Banco Central baixou a Selic, a taxa básica da economia, para 6,75%. O DI rende um pouco menos que isso.

A taxa do DI é a dos negócios do atacadão de dinheiro.

Não dá para saber quanto vai ser a taxa do DI daqui a um ano, claro. Estas estimativas foram feitas com base nos negócios futuros com DI fechados na semana passada. É apenas um exercício didático, para facilitar comparações e dar alguma medida de grandeza dos rendimentos.

Míriam Leitão: Vender e mudar

- O Globo

O governo já admite que há risco de não receber os recursos da privatização da Eletrobras este ano, mas quer fechar o contrato de venda até julho. Com a Petrobras, tenta viabilizar o superleilão do pré-sal mesmo que não consiga chegar a um acordo sobre a compensação da cessão onerosa. São assuntos complexos, mas que permitirão ao governo arrecadar mais e influenciar a economia.

O calendário no setor elétrico será intenso este ano. Até abril, o governo quer privatizar seis distribuidoras deficitárias; até maio, aprovar o Projeto de Lei da privatização da Eletrobras; e até julho fechar o acordo de venda. Ao mesmo tempo, negociará com a Petrobras sobre o excedente da cessão onerosa.

O elétrico é o único setor onde o governo poderá conseguir recursos extras. Ao mesmo tempo, é também a área na qual poderá fazer mudanças mais permanentes na estrutura regulatória e econômica do país. Para arrecadar, precisará vender a Eletrobras e fazer o leilão de petróleo extra, mas a privatização da Eletrobras não é apenas uma forma de arrecadar, é também o caminho pelo qual o governo tenta corrigir os erros do intervencionismo da MP 579. Para atingir os dois objetivos há um caminhão de assuntos complicados a resolver. A privatização da Eletrobras será num modelo diferente de tudo o que se viu no país.

Zeina Latif*: O que o carnaval nos revelou?

- O Estado de S.Paulo

Passado o susto da recessão, os consumidores aos poucos vão concretizando suas intenções de consumo

Este carnaval foi o mais festejado dos últimos anos. Ruas cheias e associações ligadas ao turismo celebrando o sensível aumento de movimento.

Passado o susto da recessão, os consumidores aos poucos vão concretizando suas intenções de consumo. O movimento ainda não é disseminado e vem em etapas, o que já era esperado tendo em vista a difícil situação financeira de empresas e trabalhadores. A crise foi mais séria do que as anteriores.

O mercado de trabalho é variável chave para determinar a velocidade da recuperação. O medo do desemprego é ainda muito elevado, segundo a CNI, o que afeta as decisões de consumo. Não à toa a recuperação da confiança do consumidor está atrasada em relação à confiança do empresário, que caminha mais rapidamente para o campo otimista. A boa notícia é que a geração de empregos com carteira já começou.

A recuperação começou nos bens duráveis (automóveis, eletrodomésticos), de maior valor. Era razoável que os bens não-duráveis (alimentos), de menor valor, liderassem o movimento, ainda que moderadamente, uma vez que sua demanda é menos sensível ao comportamento da renda e dos preços (no jargão dos economistas, a demanda é menos elástica). No entanto, a combinação de elevada demanda reprimida por duráveis e volta do crédito, sem contar a liberação das contas inativas do FGTS, fez este setor despontar primeiro. Esse movimento pode ter limitado a recuperação dos demais setores, por sobrar menos renda disponível para aquisição de outros bens.

Emergência social: Editorial/Folha de S. Paulo

Governo toma medidas para atenuar impacto do ingresso de venezuelanos em Roraima

Vítimas de uma ditadura ensandecida, cada vez mais venezuelanos se veem obrigados a fugir da fome e da violência que assolam seu país natal. Destino natural pela fronteira comum e pelo tamanho de sua economia, o Brasil precisa aprimorar a sua capacidade de resposta à crise humanitária.

Roraima —Estado menos populoso do país, com cerca de 500 mil habitantes— é a grande porta de entrada desses imigrantes, cujo número se encontra estimado em 40 mil apenas na capital, Boa Vista.

Está-se diante de situação insustentável, e as respostas do poder público até agora não deram conta da sua complexidade.

Um ponto positivo é que, ao menos no marco legal, os venezuelanos dispõem de opções dignas. A medida mais importante veio do governo federal há cerca de um ano, quando se abriu a possibilidade de solicitar a residência temporária de dois anos.

Meses mais tarde, graças a uma ação do Ministério Público Federal, eles ficaram isentos do pagamento de taxas de cerca de R$ 300 para a solicitação. Tratava-se de um valor proibitivo para egressos de um país onde o salário mínimo mensal equivale a cerca de US$ 1.

Também se pode pleitear a condição de refugiado ao Conare (Comitê Nacional para os Refugiados). É uma opção menos buscada pelos que chegam a Roraima, pois os contemplados ficam impedidos de retornar ao país de origem, o que muitos têm feito para levar alimentos a familiares e amigos.

Em ambos os casos, é necessário fazer ajustes. Muitos venezuelanos não conseguem reunir os papéis exigidos para a residência temporária, principalmente a certidão de nascimento. Já o Conare, ligado ao Ministério da Justiça, ainda não respondeu a nenhum dos 17.130 pedidos protocolados.

O desafio mais premente é o de formular políticas articuladas para a gestão do fluxo crescente.

Nesta quarta (14), o ministro Raul Jungmann, da Defesa, anunciou a edição em breve de um decreto de emergência social no Estado e o aumento, de cem para 200, do efetivo militar na fronteira. Por corretas que sejam, tais providências são apenas paliativos, com efeitos limitados ao curto prazo.

O suspense continua: Editorial/O Estado de S. Paulo

A Quarta-Feira de Cinzas começou com suspense nos mercados de capitais, assombrados pelo temor de turbulências parecidas com as da semana passada, quando a Bolsa de Nova York anulou os ganhos acumulados no ano. Em todo o mundo preços de ações foram arrastados para baixo. Houve reação no começo desta semana, mas as preocupações voltaram a dominar o ambiente, ontem de manhã, enquanto se esperavam os números da inflação americana de janeiro. A informação seria divulgada em Washington às 11h30 de Brasília. O resultado saiu pior que o previsto pelos economistas consultados pelos meios de informação econômica e financeira. O efeito imediato foi uma nova rodada de quedas nos índices futuros de Nova York e nas cotações das bolsas de Londres, Frankfurt e Paris.

Novas notícias – sobre os estoques e preços do petróleo, entre outras – logo afetaram positivamente os negócios nas bolsas. A de São Paulo acompanhou a melhora, mas as condições de instabilidade permaneceram. Às 14h10 de Brasília o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, caía ligeiramente, prenunciando uma série de novas oscilações. Na Europa, os mercados fechariam em alta.

Muito mais importante que o balanço final do dia, no entanto, é a persistência de um ambiente de insegurança quanto às condições dos mercados financeiros e de capitais nos próximos meses. Essa incerteza é especialmente relevante para o Brasil, hoje muito mais vulnerável do que há alguns anos a choques provenientes do exterior.

O susto da Quarta-Feira de Cinzas foi causado pelo anúncio de uma inflação de 0,5%, em janeiro, nos Estados Unidos. As previsões indicavam 0,4% de alta dos preços ao consumidor. O núcleo, calculado com a exclusão de preços de alimentos e de energia, subiu 0,3%. Especialistas haviam projetado 0,2%. Analistas e operadores do mercado já haviam sido surpreendidos, algumas semanas antes, por um aumento do salário real maior que o estimado. Agora, os novos dados da inflação reforçam os argumentos de quem aposta numa alta de juros mais forte, neste ano, que a anteriormente prevista com base na estratégia da autoridade monetária.

Declarações impróprias põem em xeque o comando da PF: Editorial/Valor Econômico

A maior operação anticorrupção da história da República se desenrolou sob a discrição, quase anonimato, do mais longevo diretor-geral da Polícia Federal desde o fim da ditadura, Leandro Daiello. Ele permaneceu no posto enquanto passavam pela pasta da Justiça, a quem deve satisfações administrativas, cinco ministros. Daiello deixou o cargo no dia 20 de novembro e foi substituído por Fernando Segovia, que tem tido comportamento muito distinto do de seu antecessor. Desde sua posse, tem demonstrado uma disposição ativa de relativizar fatos e sugerir procedimentos que poderiam beneficiar membros do governo que estão sendo investigados pelo órgão que comanda, a começar pelo presidente da República.

Com o furação da Lava-Jato em andamento, o diretor-geral da PF deveria estar acima de qualquer suspeita. Sua nomeação, que não foi uma escolha do ministro Torquato Jardim, teria tido o patrocínio de políticos sob investigação, como o senador José Sarney e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, um dos arrolados no inquérito do "quadrilhão do PMDB" ao lado de Temer, Geddel Vieira, Moreira Franco, Henrique Alves e Eduardo Cunha. Dos citados, os que não estão na cadeia estão na cúpula do governo. Ex-superintendente da PF no Maranhão, feudo histórico dos Sarney, Segovia nega o apadrinhamento.

As declarações de Segovia sugerem um padrão de conduta coerente. A cena escandalosa de Rodrigo Rocha Loures correndo com uma mala contendo R$ 500 mil, algum tempo depois de Temer - em reunião com Joesley Batista- tê-lo indicado como homem de sua confiança, foi tratada com certa frieza por Segovia. Uma "única mala", segundo ele, não dava toda a "materialidade criminosa" necessária, afirmação seguida de críticas à Procuradoria-Geral da República que encaminhou as denúncias contra o presidente.

Pouco mais de um mês no cargo, o novo diretor-geral da PF substituiu o delegado-chefe em Santos, Júlio César Baida Filho. A troca, anunciada perto do Natal, poderia até ser um ato de rotina não fosse Baida o responsável pelo único inquérito em andamento sobre o presidente Temer. Há suspeita de favorecimento da empresa Rodrimar no porto de Santos e no imbróglio também está Rocha Loures, que teria atuado como interlocutor do governo na elaboração do Decreto nº 9.048, de 2017, que ampliou o prazo de concessão dos terminais portuários.

Diretor-geral da PF não tem credibilidade: Editorial/O Globo

Declarações desastrosas sobre inquérito que envolve Temer reforçam o mal-estar em torno de Fernando Segovia e o inabilitam ao cargo

Já foi um início de gestão pouco usual, o de Fernando Segovia na direção-geral da PF. A sua escolha, para começar, passou ao largo do superior hierárquico da Polícia Federal, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, tendo surgido na cúpula do PMDB, em especial na área de influência do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, e do ex-presidente José Sarney, os dois da forte retaguarda política do presidente Michel Temer, este sob investigação da própria PF. Eram, e são, ingredientes explosivos.

Adicione-se a esta mistura potencialmente letal o fato de Fernando Segovia substituir Leandro Daiello, nomeado pela petista Dilma Rousseff, e que teve um comportamento à frente da PF bem diverso ao que demonstra o atual diretor.

Daiello tomou posse em janeiro de 2011 e deu apoio à Lava-Jato, de cujo bojo saíram denúncias demolidoras contra Lula e outros petistas de alto escalão. Também saiu da Lava-Jato a descoberta do envolvimento da JBS (Joesley Batista) nos esquemas de corrupção instalados pelo PMDB, atingindo de forma direta Temer.

Segovia não seguiu o exemplo de Daiello. Logo depois de tomar posse, minimizou o fato de o ex-assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures ter sido pilhado pela PF, nas ruas de São Paulo, apressado, puxando uma maleta com R$ 500 mil, que seriam de propina obtida supostamente de Joesley em troca de alguma facilidade garimpada em Brasília. Na análise de Segovia, “talvez uma única mala não serviria para apontar se houve ou não crime”. Pairou uma certa perplexidade sobre a percepção do diretor-geral da PF.

O Globo/Editorial: A renúncia do presidente (19/5/2017)

Um presidente da República aceita receber a visita de um megaempresário alvo de cinco operações da Polícia Federal que apuram o pagamento de milhões em propinas entregues a autoridades públicas, inclusive a aliados do próprio presidente. O encontro não é às claras, no Palácio do Planalto, com agenda pública. Ele se dá quase às onze horas da noite na residência do presidente, de forma clandestina. Ao sair, o empresário combina novos encontros do tipo, e se vangloria do esquema que deu certo: "Fui chegando, eles abriram. Nem perguntaram o meu nome". A simples decisão de recebê-lo já guardaria boa dose de escândalo. Mas houve mais, muito mais.

Em diálogo que revela intimidade entre os dois, o empresário quer saber como anda a relação do presidente com um ex-deputado, ex-aliado do presidente, preso há meses, acusado de se deixar corromper por milhões. Este ex-deputado, em outro inquérito, é acusado inclusive de receber propina do empresário para facilitar a vida de suas empresas no FI-FGTS da Caixa Econômica Federal. O presidente se mostra amuado, e lembra que o ex-deputado tentou fustigá-lo, ao torná-lo testemunha de defesa com perguntas que o próprio juiz vetou por acreditar que elas tinham por objetivo intimidá-lo.

Ao ouvir esse relato do presidente, o empresário procura tranquilizá-lo mostrando os préstimos que fez. Diz, abertamente, que "zerou" as "pendências" com o ex-deputado, que tinha ido "firme" contra ele na cobrança. E que ao zerar as pendências, tirou-o "da frente". Mais tarde um pouco, em outro trecho, diz que conseguiu "ficar de bem" com ele. Como o presidente reage? Com um incentivo: "Tem que manter isso, viu?"

Não é preciso grande esforço para entender o significado dessa sequência de diálogos. Afinal, que pendências, senão o pagamento de propinas ainda não entregues, pode ter o empresário com um ex-deputado preso por corrupção? Que objetivo terá tido o empresário quando afirmou que, zerando as pendências, conseguiu ficar de bem com ele, senão tranquilizar o presidente quanto ao fato de que, com aquelas providências, conseguiu mantê-lo quieto? E, por fim, que significado pode ter o incentivo do presidente ("tem que manter isso, viu"), senão uma advertência para que o empresário continue com as pendências zeradas, tirando o ex-deputado da frente e se mantendo bem com ele?

J. R. Guedes de Oliveira: A educação manda!

Cristovam Buarque é um dos mais ardorosos defensores da educação no Brasil. Tem pautado a sua vida pela valorização do ensino, trabalhando com denodo para que retomemos aos tempos da década de 60, quando a educação escolar público se sobrepujava a particular.

De suas ideias, sugestões e projetos, tempos atrás apresentado ao Senado, podemos divisar luzes surpreendentes e, cremos, teremos num futuro bem próximo a qualidade que era uma constante em tempos idos.

Assim é que, recentemente, neste “blog” foi inserido o artigo “Aglutinar valores da civilização contra a barbárie”, do escritor e historiador Ivan Alves Filho que, sinceramente, merece uma grande reflexão e tomada de decisões a respeito de uma figura respeitabilíssima como a do Cristovão Buarque.

Pois, bem. Reporto-me, nesta questão da educação, os meus tempos de criança. É que com o chegar da idade, já começamos a lembrar do passado. E isto é comum nas pessoas que atingem o mais de 60/70 anos.

Na rua Sinharinha Frota, esquina com a rua João Vaz, na minha terra natal Capivari, em décadas passadas, havia um armazém. Parece-me que era “Armazém do Possatto”, onde tudo se vendia. Era como o Armazém do Lembo: alimentos, roupas, implementos agrícolas, etc.

Fernando Pessoa: Adiamento

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
Esta espécie de alma...
Só depois de amanhã...
Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte...
Ele é que é decisivo.
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o rnundo;
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
Tenho vontade de chorar,
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
Só depois de amanhã...
Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
Depois de amanhã serei outro,
A minha vida triunfar-se-á,
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
Serão convocadas por um edital...
Mas por um edital de amanhã...
Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
Antes, não...
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei.
Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
Só depois de amanhã...
Tenho sono como o frio de um cão vadio.
Tenho muito sono.
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
Sim, talvez só depois de amanhã...

O porvir...
Sim, o porvir...

Luciana Pires e Sueli Costa: Dentro de mim mora um anjo (Sueli Costa/Cacaso)