terça-feira, 13 de junho de 2017

Opinião do dia – José Serra

Harmonia essa que se concentra na questão da unidade, renovação das ideias e propostas para o Brasil. Nós vamos completar, no ano que vem, 30 anos, mas sempre com o compromisso essencial com o Brasil, com o desenvolvimento, com a consolidação da democracia, a renovação.

--------------
José Serra é senador, discurso na reunião da Executiva do PSDB “Por compromisso com reformas, o partido decide manter apoio ao governo”, Brasília, 12/6/2017.

PSDB decide ficar no governo e dá fôlego a Temer

PSDB decide permanecer no governo de Michel Temer

Talita Fernandes, Bruno Boghossian, Angela Boldrini, Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Dividido, o PSDB decidiu em reunião realizada nesta segunda-feira (12), em Brasília, manter o apoio ao presidente Michel Temer, mas deixou aberta uma porta para sair do governo em caso de deterioração da crise política.

Foi predominante a visão daqueles que querem preservar uma aliança com o PMDB diante da proximidade das eleições presidenciais de 2018, caso do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da capital paulista, João Doria.

Ao fim do encontro, o presidente interino da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), admitiu ter ficado vencido.

"Esse não é o meu governo, não é o governo dos meus sonhos. Estou aí por causa das circunstâncias do país", disse.

"Minha posição foi vencida, foi uma opinião que não teve consenso da maioria, não teve maturidade do partido para tomar essa decisão", afirmou Tasso, que defendeu o desembarque.

Temer tenta acelerar votação de possível denúncia na CCJ

Gustavo Uribe, Daniel Carvalho, Reynaldo Turollo Jr., Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Com a expectativa de que seja alvo de denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) na próxima semana, o presidente Michel Temer articula para que o tema seja votado pela Câmara antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Neste final de semana, o peemedebista começou a fazer o mapa de votação da denúncia na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a estruturar estratégia para reduzir o máximo possível o número de sessões regimentais.

O objetivo é tentar encurtar a crise política, evitando que ela se estenda para o segundo semestre e continue a afetar o cronograma de votação da reforma previdenciária, cuja nova expectativa é de que fique apenas para agosto.

Para julgar a abertura de processo contra o presidente por crime comum, o STF (Supremo Tribunal Federal) precisa de autorização da Câmara. O trâmite tem início na CCJ, que conta com um prazo regimental de até quinze sessões: dez para a defesa do presidente e cinco para a apresentação de parecer final sobre o caso.

Em nova nota, Cármen Lúcia cita PGR e diz que não tolerará irregularidade

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, que no sábado (10) foi duraao comentar um suposto pedido do presidente Michel Temer para que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) investigasse o ministro Edson Fachin, emitiu nova nota nesta segunda (12) afirmando que "não adotará qualquer providência" sobre o assunto, que está, "por ora, esgotado".

A nova declaração da ministra diz que Temer negou ter acionado a Abin contra Fachin e que "não há o que questionar quanto à palavra do presidente". Fachin é responsável pelo inquérito no STF que investiga o peemedebista por suspeitas de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa.

Cármen Lúcia ainda acrescentou no novo texto que não vai tolerar irregularidade vinda "de qualquer órgão estatal", inclusive a Procuradoria-Geral da República (PGR) –que não era citada na nota divulgada no sábado.

PSDB continua na base aliada de Temer

Direção do PSDB mantém apoio ao governo Temer

Sob o pretexto de apoiar a tramitação das reformas trabalhista e da Previdência, tucanos decidiram não desembarcar do governo

Igor Gadelha e Renan Truffi, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Principal fiador do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, o PSDB decidiu na noite desta segunda-feira, 12, em reunião ampliada da executiva nacional e de demais lideranças do partido, que vai permanecer na base aliada. Os tucanos adotaram o discurso de que não podem desembarcar agora do governo, sob o argumento de que um eventual rompimento com Temer poderia prejudicar a aprovação das reformas da Previdência e trabalhista.

A decisão foi anunciada pelo ex-ministro das Relações Exteriores de Temer, o senador José Serra (SP). Em entrevista à imprensa, ele afirmou que a maioria dos tucanos decidiu continuar com o governo até que novos fatos surjam. "O PSDB não fará nenhum movimento agora no sentido de sair do governo. Se os fatos mudarem, terão outras análises", afirmou o parlamentar paulista. "É um governo que tocou adiante compromissos que assumiu conosco. Isso é visto como algo positivo", acrescentou.

Base já articula relator em comissão para livrar Temer

Aliados do presidente devem escolher nome combativo para tentar acelerar processo na Câmara e evitar desgaste do governo

Igor Gadelha e Daiene Cardoso, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Antes mesmo de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar denúncia contra o presidente Michel Temer, a base governista na Câmara já articula nomes entre seus aliados para relatar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o pedido de instauração de eventual processo. Pelo menos três deputados são avaliados, mas o mais cotado até agora é o peemedebista Alceu Moreira (RS), integrante da tropa de choque do governo e resistente a pressões populares.

O deputado foi o relator da reforma da Previdência na CCJ. À época, ele apresentou seu parecer um dia após o governo enviar a proposta e disse que era o The Flash, em referência ao super-herói com poder de se mover ultrarrapidamente. O peemedebista tem sido um dos principais defensores da pauta governista na comissão e vem atuando para barrar o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Eleições Diretas.

Cármen Lúcia diz que STF não vai adotar providências sobre suposta 'devassa' contra Fachin

Após a revista 'Veja' trazer a notícia de que a Abin, a pedido do governo Temer, estaria investigando a vida de Fachin, a presidente do STF emitiu nota dizendo que a prática era 'inadmissível'

Breno Pires e Isadora Peron, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu que não vai adotar qualquer providência em relação à suposta ministro Edson Fachin, relator do inquérito contra o presidente Michel Temer na Corte, pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A presidente do STF disse, por meio de nota, que o tema está “por ora, esgotado” após o presidente Michel Temer garantir que não ordenou nenhuma medida ilegal em relação a Fachin. “Não há o que questionar quanto à palavra do presidente da República”, disse.

No sábado, após a revista Veja trazer a notícia de que a Abin, a pedido do governo Temer, estaria investigando a vida de Fachin, a presidente do STF emitiu nota dizendo que a prática era “inadmissível” e que teria que “ser civicamente repelida, penalmente apurada e os responsáveis exemplarmente processados e condenados na forma da legislação vigente”.

Em nota, ainda na própria sexta-feira quando a notícia veio à tona, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente “jamais” acionou a agência com essa finalidade.

Relator da Lava Jato no Supremo, Fachin homologou delação de executivos da JBS que resultou na abertura de inquérito no STF para investigar se Temer praticou crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça. Desde então, o ministro vem sofrendo uma ofensiva por parte de aliados de Temer, que chegaram a apresentar requerimento contra o ministro na Comissão de Constituição e Justiça.

PSDB decide permanecer na base de Temer com vistas a acordo para 2018

Marcelo Ribeiro, Vandson Lima e Andrea Jubé | Valor Econômico

BRASÍLIA - Em meio a divergências entre a ala jovem e os mais experientes do PSDB, o partido decidiu ontem, durante reunião da Executiva ampliada realizada em Brasília, manter, ao menos por ora, o apoio ao governo de Michel Temer. A pressão da cúpula partidária, ministros e governadores tucanos - além da possibilidade de uma aliança futura na eleição presidencial de 2018 e do apoio do PMDB à manutenção do mandato do senador Aécio Neves (MG), que está afastado - se sobrepuseram ao ímpeto dos mais jovens de romper.

A tese de que o momento não é adequado para deixar a base governista foi o argumento corrente. Os tucanos pró-desembarque, no entanto, devem retomar a pressão para que a legenda deixe a base aliada quando surgirem novos fatos contra Temer, como uma eventual denúncia do Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot. "Não existe casamento indissolúvel", afirmou o deputado federal Jutahy Júnior (BA).

PSDB fica com Temer após ameaças do PMDB

Aliados do presidente falavam em votar a favor da cassação de Aécio

Decisão pode mudar se houver fatos novos, admitem tucanos; segundo Serra, apesar da manutenção da aliança, deputados do partido não serão obrigados a rejeitar a abertura de processo no STF contra presidente

Pressionado pelo PMDB, que ameaçou até votar a favor da cassação do mandato do senador Aécio Neves, o PSDB decidiu ficar no governo Temer, contrariando parte de seus deputados e senadores. Se houver fatos novos, os tucanos admitem mudar de ideia. Oficialmente, o motivo foi garantir a aprovação das reformas. Desde o fim da semana passada, porém, peemedebistas ameaçavam também impedir alianças para 2018. Segundo o senador José Serra, deputados do partido não serão obrigados a votar pela rejeição da denúncia da PGR contra Temer.

PSDB diz a Temer que fica

Partido alega apoio a reformas, mas PMDB pressionou com situação de Aécio e apoio em 2018

Maria Lima, O Globo

-BRASÍLIA- Ao fim de quase quatro horas de discussão, a Executiva Nacional do PSDB decidiu ficar onde está: continuar sustentando e participando do governo do presidente Michel Temer, apesar do bombardeio da opinião pública nas redes sociais e da pressão da ala jovem de deputados e senadores. Oficialmente, o motivo para permanecer no governo foi garantir a aprovação das reformas. Desde o fim da semana passada, porém, houve muita pressão de peemedebistas, que ameaçavam retaliar um eventual rompimento com a cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o fim de qualquer negociação sobre aliança para 2018.

— A pior coisa para o Brasil e o partido é o PSDB se dividir. O PSDB não fará nenhum movimento agora no sentido de sair do governo. Em toda decisão, deve-se olhar para a frente, para o que vem depois — justificou o senador José Serra (PSDB-SP), ressaltando que, diante de fatos novos, pode mudar de ideia.

Temer defende independência dos poderes

Em vídeo nas redes sociais, o presidente Temer defendeu o respeito às leis e se disse vítima de acusações “artificiais e montadas”. Após a denúncia de que a Abin teria sido acionada para espionar o relator da Lava-Jato no STF, Edson Fachin, o que o Planalto nega, Temer disse que instituições públicas que praticam ilícitos aproximam o país da ditadura. Fachin deu prazo de cinco dias para a PF concluir o inquérito sobre Temer.

Não existe intromissão de poderes, diz Temer

Em vídeo na internet, presidente afirma ser vítima de acusações ‘artificiais’ e ‘montadas’

Eduardo Barretto, Manoel Ventura e Carolina Brígido, O Globo

-BRASÍLIA- Perto de ser alvo de denúncia do Ministério Público Federal sob acusação de corrupção, o presidente Michel Temer se disse ontem vítima de acusações “artificiais e montadas”. Temer afirmou ainda que instituições públicas responsáveis por ilícitos aproximam o país da ditadura. Em vídeo publicado na internet, o peemedebista disse que não permitiu nem permitirá “intromissão” entre poderes.

A fala de Temer vem depois de uma reportagem da revista “Veja” afirmar que o presidente teria acionado a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar o ministro do Supremo Tribunal Edson Fachin, relator da Lava-Jato. Temer é investigado por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

— O Estado democrático de Direito não admite que as instituições públicas e seus responsáveis cometam ilegalidades sob quaisquer justificativas. O caminho que conduz da Justiça aos justiceiros é o mesmo caminho trágico que conduz da democracia à ditadura — declarou Temer, dizendo que atribuíram ao governo denúncias “artificiais e montadas”. — Não interfiro nem permito a interferência indevida de um poder sobre outro. Em hipótese alguma, nenhuma intromissão foi ou será consentida — defendeu-se Temer, negando que tenha acionado a Abin para fazer uma devassa na vida de Fachin, como publicou a revista “Veja”.

Temer define medidas para aliviar dívidas dos Estados

Presidente deve anunciar refinanciamento com o BNDES e a retomada de projeto de venda de créditos

O presidente Michel Temer deve anunciar hoje, em jantar com governadores, a regulamentação do refinanciamento de R$ 50,5 bilhões em dívidas dos Estados com o BNDES e a retomada do projeto de securitização, que permite ao setor público vender créditos de dívidas parceladas por contribuintes. As condições do refinanciamento incluem alongamento de 20 anos no prazo para o pagamento e carência de quatro anos. O Tesouro Nacional estima alívio de R$ 6 bilhões para os Estados em três anos. Em outra frente, com a retomada do projeto de securitização, os Estados têm, pelos cálculos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, potencial de venda de R$ 60,5 bilhões de dívidas parceladas. A “agenda positiva” é anunciada no momento em que o presidente busca apoio no Congresso para barrar denúncia do procurador-geral, Rodrigo Janot, que deve sair nos próximos dias.

Atrás de apoio, governo acena com medidas para aliviar dívida dos Estados

Em jantar hoje com governadores, Temer deve anunciar regulamentação do parcelamento das dívidas estaduais com o BNDES e retomada do projeto que permite a venda de créditos

Indiana Tomazelli, O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Em meio à crise política, o presidente Michel Temer segue na tentativa de emplacar uma agenda positiva do governo. Em jantar com governadores marcado para hoje no Palácio da Alvorada, deve anunciar a regulamentação do refinanciamento de R$ 59,5 bilhões em dívidas dos Estados com BNDES, cuja autorização foi aprovada no fim do ano passado, e a retomada do projeto que permite ao setor público vender créditos de dívidas parceladas por contribuintes – a chamada “securitização” –, que beneficiaria os caixas estaduais.

Governo deve corrigir tabela do IR em até 4%

Medida integra iniciativas para minimizar crise política

Martha Beck, Geralda Doca, O Globo

-BRASÍLIA- A vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ter dado fôlego ao presidente Michel Temer, mas ainda não tirou o governo das cordas. Além de impopular, Temer tem agora uma base fragilizada no Congresso e enfrentará uma denúncia de corrupção que será apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Diante disso, a ordem do Palácio do Planalto é que a equipe econômica tire do papel medidas que possam minimizar os efeitos negativos do cenário político. Na mira estão várias ações, como a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) das pessoas físicas entre 3,5% e4% a partir de 2018 e o reajuste do programa Bolsa Família em 4,6%.

O assunto foi discutido pela área econômica com o presidente e aliados no fim de semana, no Palácio do Jaburu. A previsão é anunciar as iniciativas até a primeira quinzena de julho. A data é próxima ao fim do cronograma de saque das contas inativas do FGTS, que acaba no dia 31.

A estratégia lembra a que foi adotada pela ex-presidente Dilma Rousseff para tentar se segurar no cargo às vésperas do impeachment. No dia 1º de maio de 2016, ela anunciou um reajuste de 5% na tabela do IR e de 9% em média nos benefícios do Bolsa Família. No entanto, acabou sendo afastada do cargo em 12 de maio. A correção do IR acabou sendo engavetada. Já o compromisso com o Bolsa Família foi cumprido. O governo Temer elevou os benefícios em junho daquele ano num percentual ainda maior: de 12,5% em média.

Ministro da Defesa promete reajuste salarial a militares

Aumento é contrapartida à reforma na Previdência da categoria

Geralda Doca, O Globo

-BRASÍLIA- O ministro da Defesa Raul Jungmann disse em entrevista ao programa “Forças do Brasil”, da Rádio Nacional, que o governo vai reajustar o salário dos militares das Forças Armadas, de forma a assegurar a esses servidores paridade salarial das demais carreiras de Estado. O aumento será escalonado, segundo o ministro. Os percentuais estão sendo discutidos entre a Defesa e a equipe econômica com a participação dos comandantes da Aeronáutica, da Marinha e do Exército — como uma espécie de contrapartida à reforma da Previdência dos militares.

— Estaremos dando um salto em termos de carreira, em termos salariais e em termos de resgate do poder de compra dos militares no Brasil. Evidentemente que será parcelado ao longo do tempo, mas vai voltar a colocar os militares em paridade com as demais carreiras de Estado, que hoje ganham muito mais do que os nossos efetivos — disse o ministro.

Jungmann destacou que os salários dos militares estão defasados. Ele disse que o reajuste salarial virá acompanhado por uma ampla revisão da carreira nas Forças Armadas.

2017 e a paúra de 1968 | Gaudêncio Torquato

-Folha de S. Paulo

"1968, o Ano que Não Terminou." O livro de Zuenir Ventura, escritor que nos brinda com a leveza de sua pena nas crônicas do jornal "O Globo", é um panorama do terror daqueles fatídicos tempos. Em março daquele ano, iniciava, aos 22 anos, minha experiência no magistério na Cásper Líbero.

Respirava-se um clima pesado. O medo se incrustava em todos os espaços. Passei a exercitar o policiamento mental na escolha de termos proibidos pela repressão. Risquei do vocabulário, por exemplo, o substantivo "comunidade", por ter conotação comunista. Era o que dizia a cartilha que nos foi apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde também passei a lecionar.

Os tempos de chumbo pesavam. Em 28 de março de 1968, ao invadirem o restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, policiais militares mataram o estudante Edson Luís. O assassinato gerou uma onda de indignação, acirrando ânimos.

O ódio a bordo | Míriam Leitão

- O Globo

“Foram duas horas de gritos, ameaças e xingamentos por parte de delegados do PT em um voo de Brasília ao Rio. Lula tem estimulado o ódio, citando meu nome com frequência em comícios.” Sofri um ataque de violência verbal por parte de delegados do PT dentro de um voo. Foram duas horas de gritos, xingamentos, palavras de ordem contra mim e contra a TV Globo. Não eram jovens militantes, eram homens e mulheres representantes partidários. Alguns já em seus cinquenta anos. Fui ameaçada, tive meu nome achincalhado e fui acusada de ter defendido posições que não defendo.

Sábado, 3 de junho, o voo 6237 da Avianca, das19h05, de Brasília para o Santos Dumont, estava no horário. O Congresso do PT em Brasília havia acabado naquela tarde e por isso eles estavam ainda vestidos com camisetas do encontro. Eu tinha ido a Brasília gravar o programa da Globonews.

Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas. O barulho parou em seguida, e achei que embarcariam em outro voo.

Fui uma das primeiras a entrar no avião e me sentei na 15C. Logo depois eles entraram e começaram as hostilidades antes mesmo de sentarem. Por coincidência, estavam todos, talvez uns 20, em cadeiras próximas de mim. Alguns à minha frente, outros do lado, outros atrás. Alguns mais silenciosos me dirigiram olhares de ódio ou risos debochados, outros lançavam ofensas. — Terrorista, terrorista — gritaram alguns. Pensei na ironia. Foi “terrorista” a palavra com que fui recebida em um quartel do Exército, aos 19 anos, durante minha prisão na ditadura. Tantas décadas depois, em plena democracia, a mesma palavra era lançada contra mim.

Grampo até na PGR? | Eliane Cantanhêde

- O Estado de S.Paulo

Em vez de saudáveis divergências, há espionagem e demonização generalizada

A grave crise política descambou para suspeita de espionagem, contrainformação e desqualificação de todos contra todos, a ponto de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter descoberto, nada mais, nada menos, que um dos seus telefones funcionais estava grampeado. Grampo na PGR? Era só o que nos faltava.

Não se sabe quem fez, ou faria, essa agressão à PGR e ao procurador-geral Rodrigo Janot. Logo, há especulações, que igualmente não poupam ninguém e nenhum Poder. Se houve grampo, foi a PF, que vive às turras com o MP? Ou a Abin, órgão de inteligência do governo, suspeito de fazer devassa na vida do relator da Lava Jato, Edson Fachin? Ou algum deputado, senador ou empresário alvo de investigações?

Sistema Político X Sistema de Justiça | Raymundo Costa

- Valor Econômico

A sarneyzação já é uma realidade no governo Temer

Salvo fato novo ou do pronunciamento das ruas - a votação é aberta -, é mais fácil Michel Temer conseguir os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência que o procurador Rodrigo Janot arrancar os 342 votos de deputados de que precisa para processar o presidente no STF. Não é que Temer esteja à vontade para prosseguir com as reformas, ao contrário, se estivesse já as teria votado. Mas tem o poder e as armas de persuasão de que precisa para abalar convicções, assegurar lealdades e até mudar votos.

A Constituição é clara: para processar o presidente por atos cometidos no exercício do mandato, o procurador-geral da República precisará da autorização expressa de dois terços da Câmara dos Deputados, ou seja, os 342 votos. É uma soma fácil de ser sabotada e muito difícil de ser atingida. Ou seja, quem defende a abertura do processo é que precisa argumentar, convencer e mobilizar 342 deputados federais a comparecer à sessão e votar "sim". Temer nem precisa ter os votos do terço restante, 171 deputados. Se Janot tiver 341 deputados, o presidente terá escapado do processo.

Temer vai ficando | Hélio Schwartsman

- Folha de S. Paulo

Com a vitória no TSE, o presidente Michel Temer vai ficando no cargo. A menos que apareça algo novo, ele também deve resistir à investida do procurador-geral da República, pois tem os 172 deputados necessários para evitar a abertura de um processo penal. O mesmo vale para o impeachment. O juízo político precisa ser autorizado por igual número de representantes.

A essa altura, o cenário mais verossímil para sua queda é o surgimento de uma nova denúncia que o faça perder sua base na Câmara ou desencadeie uma onda de protestos populares que tornem sua permanência insustentável. A nova denúncia é até provável. Pode vir de uma eventual delação premiada de Rocha Loures ou de Eduardo Cunha ou mesmo das investigações policiais. Não há garantias, porém, de que mais acusações produzam efeito diferente do que teve o áudio de Joesley.

Afasia beneficia Temer | Merval Pereira

- O Globo

O presidente Michel Temer é beneficiário no momento de uma afasia política que domina os principais centros de poder no país. Não há um consenso sobre quem assumiria o governo caso Temer fosse retirado do Planalto, e nem há interesse do PMDB, o maior partido do Congresso, de colocar em risco seu predomínio no Legislativo.

Ao mesmo tempo, nem PSDB nem PT, os dois polos partidários que disputam a Presidência entre si desde 1993, mas sempre tiveram o PMDB como coadjuvante essencial, estão interessados na saída de Temer do poder central, embora o PT sustente oficialmente esse objetivo para manter sua militância alerta.

O PSDB porque se transformou no principal sustentáculo do governo e teme ficar no vácuo caso desistisse desse papel para partir para a oposição a Temer. Pensa-se no futuro do partido com a ideia de que o PMDB poderá vir a ser um apoio imprescindível para uma candidatura presidencial em 2018.

Cinismo e política | Marco Antonio Villa

- O Globo

Michel Temer deixou de ser o presidente da República. Apenas ocupa o Palácio do Planalto. Mas não governa

A crise política se aprofunda. Mas, desta vez, diversamente de outros momentos da história republicana, a possibilidade de uma saída negociada, através da velha conciliação, não parece que solucionará o impasse. Isto porque a crise é mais profunda, não é conjuntural, pontual, é do sistema. E aí é que mora o problema central: o sistema tem condições de se autorreformar?

Para alguns, o impeachment de Dilma Rousseff encerraria a crise de governabilidade. Comparavam — equivocadamente — 1992 com 2016, Itamar Franco com Michel Temer. Com a nova maioria parlamentar, o país seguiria relativamente tranquilo até a sucessão presidencial de 2018. O simplismo analítico não conseguia detectar a gravidade da crise sistêmica, a maior da nossa história em extensão e profundidade.

A nova revolução | Luiz Carlos Azedo

- Correio Braziliense

A Lava-Jato revela o divórcio entre a elite política e a sociedade, entre os partidos e os eleitores, num momento em que a nossa economia e o Estado brasileiro precisam se reinventar

A clássica divisão entre esquerda e direita que pautou a política desde a Revolução Francesa, fazendo com que essas forças se revezassem no poder, foi sepultada no seu país de origem, avisa o professor da UFRJ Marcos Cavalcanti, no “textão” que postou para os amigos do Facebook. “Foi um tsunami. A direita sofreu a maior derrota eleitoral da sua história e deverá ter apenas 70 deputados. A extrema direita (Front Nacional, de Marine Le Pen) deverá ter apenas 10 deputados. Já a esquerda foi dizimada. O PS (partido que estava no poder) teve menos de 10% dos votos e não deverá fazer nem 40 deputados. A “nova esquerda”, a France Insoumise teve menos votos que o Front Nacional e, mesmo aliada ao PCF (Partido Comunista Francês), fará menos de 15 deputados…”

Dominância monetária | Yoshiaki Nakano

- Valor Econômico

Um ministro da Fazenda responsável e consciente deve ter como objetivo o equilíbrio estrutural das contas públicas

Muito tem sido falado sobre "dominância fiscal", situação em que a política fiscal anula os efeitos da política monetária, ou mesmo reverte os seus efeitos. Mas pouco ou quase nada tem sido discutido ou escrito sobre "dominância" monetária, situação em que esta pode, sistematicamente, neutralizar os efeitos da política fiscal. Esta última questão se torna muito importante politicamente se o banco central tiver, de fato, independência, em que diretores não eleitos são totalmente independentes e prevalecem sobre servidores públicos responsáveis pela política fiscal que, em princípio, devem responder aos representantes eleitos pelo povo.

Temer usar Estado em sua defesa é atacar a democracia – Editorial | O Globo

Presidente nega com veemência que mobilize organismos públicos em interesse próprio, mas precisa provar com atos que não se vale mesmo de recursos de ditaduras

Não se pode menosprezar a capacidade do presidente Michel Temer e de seu grupo de atuarem nos desvãos de Brasília para se manter no poder. A vitória obtida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 4 a 3, contra o pedido de cassação da chapa que Temer formou com Dilma Rousseff, contou com dois votos de ministros indicados há pouco tempo pelo governo — Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira. Prova de clarividência e do faro estratégico do bunker em que se transformou o Planalto, para levar o presidente até 31 de dezembro de 2018, a salvo de perigos.

Se o julgamento desmoralizou a Justiça Eleitoral, diante do oceano de provas de uso de dinheiro sujo pela chapa, também sinalizou que a decisão de Temer e grupo de resistirem a qualquer custo parece não ter limites. Isso preocupa. Na própria sexta, quando o tribunal inocentou Temer e Dilma, a revista “Veja” informou que, do contra-ataque desfechado pelo Planalto, constaria a Lava-Jato como alvo. No caso, o ministro Edson Fachin, do Supremo, relator, na Corte, dos processos derivados da investigação, e responsável pela homologação da delação de Joesley Batista, do grupo JBS, que tantos danos causou ao presidente.

Temer, Janot, Itararé – Editorial | Folha de S. Paulo

O mercado brasiliense de informações de bastidor movimenta-se de modo frenético nos últimos dias, desde que ganhou força a expectativa, afinal confirmada, de absolvição do presidente Michel Temer (PMDB) pela Justiça Eleitoral.

O consórcio investigativo e judicial reunido em torno da Lava Jato faz saber que, superado o julgamento da chapa presidencial vitoriosa em 2014, Temer se verá em breve às voltas com novas e graves acusações formais.

Mais precisamente, diz-se que até a próxima segunda-feira (19) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode acusar Temer de corrupção passiva e, talvez, de outros crimes cometidos durante o exercício do mandato.

A rapidez seria explicável pelos prazos previstos no Código de Processo Penal. Entretanto a Polícia Federal pediu e obteve mais tempo para concluir o inquérito aberto a partir das delações da JBS, o que torna a data menos certa.

A Lava Jato e o TSE – Editorial | O Estado de S. Paulo

Houve quem tenha visto uma vinculação entre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não cassar a chapa Dilma-Temer e o futuro da Lava Jato, como se a posição vencedora no tribunal eleitoral representasse um passo atrás no combate à corrupção. Essa confusão revela como, nos tempos atuais, os fatos parecem ter pouca importância, predominando as visões mais afeitas à paixão do que à razão.

Em primeiro lugar, vale lembrar que o TSE é uma Corte eleitoral. Seus ministros não julgam propriamente crimes e, portanto, não absolvem criminalmente ninguém. Na sexta-feira passada, por maioria de votos, a Corte decidiu que a ação de investigação judicial eleitoral, que pedia a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer, era improcedente. Segundo a maioria dos ministros, não restou comprovada no processo a ocorrência de abuso de poder político e econômico que, nos termos da lei eleitoral, fosse motivo para cassar o mandato.

Revés eleitoral de conservadores mata ideia de um 'Brexit' radical- Editorial | Valor Econômico

Após conseguirem maioria no parlamento britânico nas eleições de 2015, os conservadores se dedicaram a destruir sua própria reputação. David Cameron tentou ganhar disputas provincianas dentro do partido prometendo que se ganhasse eleições convocaria um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Não contava com o resultado - o Brexit venceu. Theresa May o sucedeu após esse estrondoso fracasso, mas também teve seu momento fatal de aprendiz de feiticeiro. Ao pregar uma saída radical do mercado comum, convocou eleições antecipadas, certa de que reforçaria o predomínio que seu partido possuía. Outro engano fatal. Os conservadores perderam a maioria, saíram com 12 cadeiras a menos do que entraram, ressuscitaram uma liderança trabalhista em baixa (Jeremy Corbyn), abriram um novo período de instabilidade política e ainda terão de mudar bastante seus planos em relação às negociações do Brexit com Bruxelas. Se é que estarão no poder para conclui-las.

A inflação no rumo certo – Editorial | O Estado de S. Paulo

Depois de atormentar as famílias durante anos, a inflação continua no rumo certo, deixando mais dinheiro no bolso dos consumidores e abrindo espaço para novos cortes de juros e mais estímulos à produção e à criação de empregos. A alta de preços acumulada em 12 meses, de 3,6%, foi a menor em dez anos, isto é, desde a taxa de 3,18% fechada em maio de 2007. Preços contidos e crédito mais acessível são condições importantes para a sustentação do crescimento econômico, depois de dois anos de retração. A incerteza agravada nas últimas semanas, com o aumento da tensão política, é neste momento o principal entrave a um afrouxamento mais veloz da política monetária, como confirmou na sexta-feira passada o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn. Ele se referiu explicitamente à “incerteza associada à evolução do processo de reformas e de ajustes”, sem apontar de forma direta a causa da insegurança, isto é, o aumento recente das pressões enfrentadas em Brasília pelo governo.

Catimbó | Ascenso Ferreira

Mestre Carlos, rei dos mestres,
aprendeu sem se ensinar...
— Ele reina no fogo!
— Ele reina na água!
— Ele reina no ar!
Por isto, em minha amada acendera a paixão que consome!
Umedecera sempre, em sua lembrança, o meu nome!
Levar-lhe-á os perfumes do incenso que lhe vivo a queimar.

E ela ha de me amar...
Há de me amar...
Há de me amar...
— Como a coruja ama a treva e o bacurau ama o luar!

À luz do setestrelo nos havemos de casar!
E há de ser bem perto.
Ha de ser tão certo
como que este mundo tem de se acabar...
Foi a jurema de sua beleza que embriagou os meus sentidos!
E eu vivo tão triste como os ventos perdidos
que passam gritando na noite enorme...

Porque quero gozar o viço que no seu lábio estua!
Quero sentir sua carícia branda como um raio da lua!
Quero acordar a volúpia que no seu seio dorme...

E hei de tê-la,
hei de vencê-la contra seu querer...

— Porque de Mestre Carlos é grande o poder!
Pelas três marias... Pelos três reis magos... Pelo setestrelo

Eu firmo esta intenção,
bem no fundo do coração,
e o signo de Salomão
ponho como selo...
E ela há de me amar...
Há de me amar...
Há de me amar...

— Como a coruja ama a treva e o bacurau ama o luar!
Porque Mestre Carlos, rei dos mestres,
reina no fogo... Reina na água... Reina no ar...

— Ele aprendeu sem se ensinar...

Maria Bethânia - Santo Antônio