sábado, 23 de setembro de 2017

Villas Bôas desautoriza general que sugeriu intervenção militar

‘Exército está comprometido com a democracia’, afirma comandante

- O Globo

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, divulgou nota para desautorizar outros militares que tenham falado em nome da instituição. A nota cita o general Antônio Hamilton Martins Mourão, que defendeu a possibilidade de intervenção militar no país durante palestra numa loja maçônica, em Brasília, na semana passada.

Villas Bôas afirma que já apresentou ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, esclarecimentos envolvendo o general Mourão “para assegurar a coesão, a hierarquia e a disciplina”, sem especificar quais providências foram adotadas. O texto não repreende o militar por suas falas no evento. Segundo o colunista do GLOBO Merval Pereira, Mourão recebeu uma advertência, fato que foi comunicado a Jungmann.

Na nota, Villas Bôas ressalta que é a única autoridade que pode se manifestar em nome do Exército. Ele garante que tem feito posicionamentos em temas que julga relevantes. O comandante do Exército afirma ainda que a instituição mantém o “compromisso de servir à nação”.

“O Exército Brasileiro é uma instituição comprometida com a consolidação da democracia em nosso país”, disse Villas Bôas.

Ontem, o ministro Jungmann deu o caso como encerrado:

— Me reuni com o comandante do Exército, ele tomou as providências necessárias, emitiu nota a esse respeito e este caso está encerrado — afirmou.

Nenhum comentário: