segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Como queremos ser? Marina Silva, em entrevista

Em entrevista ao "Valor", a ex-senadora Marina Silva diz que o Brasil precisa de um intervalo político: "Poderíamos aproveitar para pensar como queremos ser depois dessa crise?"
"Só a sociedade pode ajudar a melhorar a qualidade da política"

Daniela Chiaretti | Valor Econômico

BRASÍLIA - A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, do Rede, diz que o Brasil precisa de um intervalo político entre a profunda crise atual e a instauração de um país republicano de fato. Nessa "transição legitimada", o país poderia aproveitar a oportunidade e se reinventar. "Não podemos aproveitar para pensar como queremos ser depois dessa crise?", provoca.

A ex-ministra diz que ainda não se decidiu, e nem seu partido, sobre a eventual candidatura, mas que os esforços do Rede se concentram na atualização de um programa de governo. "Não se pode ter um país com 200 milhões de brasileiros em que se ganhe uma eleição sem ter um programa", registra. Ela rejeita a queixa recorrente de que está omissa nas questões políticas cruciais do Brasil. "Tenho me posicionado constantemente, mas não disponho das estruturas faraônicas dos grandes partidos."

Os retrocessos ambientais, avalia, se sucedem desde 2012 e agora se aprofundam. "É a lógica de trocar sempre votos no Congresso pelas agendas consideradas não importantes - ambiente, índios, direitos humanos."

Marina refere-se ao partido Rede no feminino. Não se trata de uma questão gramática, mas de posição política. "A Rede é uma instituição política, um partido-movimento", diz a líder de uma agremiação que persegue a atualização da política e estar em sintonia com os movimentos globais de vanguarda, críticos das estruturas partidárias tradicionais. O Valor, contudo, adota o masculino, mesma regra que aplica para outros partidos-movimento. 

A seguir, trechos da entrevista que ela concedeu no escritório do Rede, em Brasília:

Valor: Como a senhora responde à crítica de que está sumida?

Marina Silva: Isso é discurso pronto. Tenho feito o que sempre faço, na construção da Rede e no diálogo com a sociedade. Estes dias estive no Rio, São Paulo, Minas, vou ao Amapá. Dou palestras, trabalho na agenda do desenvolvimento sustentável e em pensar a inovação política. Tenho me dedicado muito a isso. A Rede, que se considera um partido-movimento, assegura que 30% das candidaturas sejam independentes, cívicas, como na Itália, Chile, México. Nascemos com o ideário de que é preciso recrutar quadros da sociedade fora das estruturas partidárias.

Valor: Tem articulado apoio de economistas e empresários?

Marina: Tenho conversado com academia, empresários, artistas, cidadãos. Com a delicadeza do momento que o Brasil está vivendo, muitos se dispõem a dialogar, mas não querem se expor. Alguns continuam contribuindo publicamente, como o Giannetti [economista Eduardo Giannetti da Fonseca], Ricardo Paes de Barros [economista do Instituto Ayrton Senna], o [cientista político] Eduardo Viola.

Valor: Alguns, que a apoiaram no passado, têm se dito decepcionados e se queixam de um distanciamento seu das questões políticas.

Marina: Viemos de uma eleição violenta, não é fácil reconstruir um processo político depois de algo daquela magnitude. E quem faz política sem o dinheiro das megaestruturas tem dificuldade para se colocar. Mas tenho me posicionado constantemente.

Valor: O que vem dizendo?

Marina: Desde 2015 digo que o melhor era a cassação da chapa Dilma-Temer e a convocação de uma nova eleição para que, com base em um programa, se pudesse fazer a transição para 2018 sem prejudicar ações que precisariam ser legitimadas pela sociedade. Digo que é fundamental o apoio à Lava-Jato enquanto a polarização a desqualifica. Eu me posicionei contra a anistia ao caixa dois. Fui contra a lei proposta pelo Renan [Calheiros], do abuso da autoridade. Isso não é omissão. Não disponho das estruturas faraônicas dos grandes partidos.

Valor: No programa do Rede fala-se em Lava-Voto. Seria levar à urna a indignação com a corrupção?

Marina: Lavar o voto porque boa parte do voto de 2014 estava sujo pelo Petrolão e pelo caixa dois. A população terá a oportunidade de reparar o erro que foi induzida a cometer. É o povo fazendo a sua parte, olhando para aqueles que combinam discurso e trajetória - e pessoas boas existem em todos os partidos. A crise política é tão grave que só a sociedade pode ajudar a melhorar a qualidade da política em lugar de repetir mais do mesmo ou se distanciar, como aconteceu no Amazonas, em que quase 45% das pessoas se abstiveram de votar nas candidaturas identificadas com a lógica denunciada pela Lava-Jato. Foi sempre a sociedade quem deu as melhores contribuições para a gestão pública.

Valor: Quais, por exemplo?

Marina: O combate à miséria veio de uma contribuição do Betinho [o sociólogo Herbert de Sousa], o sistema de saúde, de pessoas envolvidas com a saúde. Quando se diz que a sociedade deve ajudar a melhorar a qualidade da política, talvez seja exigir que a campanha de 2018 não seja mais baseada no marketing mas em programas. Não se pode ter um país de 200 milhões em que se ganhe uma eleição sem ter um programa.

Valor: Está reunindo equipe para fazer um programa de governo?

Marina: Não. A Fundação da Rede, que acabou de ser criada, irá iniciar uma série de seminários debatendo o Brasil. Somos um partido programático. Achamos que o Brasil precisa sair do presidencialismo de coalizão com base na composição do governo e da maioria no Congresso em cima do toma-lá-dá-cá, para um presidencialismo de proposição, onde a composição é feita a partir do programa. As democracias desenvolvidas compõem equipes assim.

Valor: O Brasil se tornou uma república ruralista?

Marina: O Brasil precisa instituir a República. O que está acontecendo não é nada republicano. Destruir, pela corrupção, a maior empresa brasileira, é antirrepublicano. Ter um presidente e uma ex-presidente envolvidos em graves escândalos de corrupção, os principais partidos praticando crimes eleitorais, não é republicano. Conseguir deter procedimentos no Congresso por negociatas inclusive em prejuízo do patrimônio público natural - porque a primeira moeda de troca dos governos, tanto de Dilma [Rousseff] quanto de Temer [Michel Temer], sempre foi a agenda ambiental e a dos direitos humanos -, não é republicano.

Valor: É possível governar com uma bancada que vence tudo?

Marina: Precisamos ter propostas de forte interesse público. Quando isso é forte nos dirigentes, cria-se outra métrica para dialogar. Mas não existe uma bancada que possa ser mais forte do que a Constituição. O problema é que, ao menor franzir da testa dessas supostas "bancadas fortes", governos frágeis acabam se submetendo. Destruir a Amazônia não será bom para o agronegócio brasileiro. E já existem muitas pessoas no setor que compreenderam isso.

Valor: Como avalia o cenário da eleição de 2018?

Marina: Uma eleição com pulverização grande de candidaturas. Poderia ser uma oportunidade de ter um debate em que muitas candidaturas possam discutir o Brasil e que sirva para pensar como queremos ser depois dessa crise. Desde que não seja para o debate obscuro que atente contra a democracia, os direitos humanos, a ética. Não podemos aproveitar essa profunda crise para nos reinventar?

Valor: Nos EUA e no Brasil o conservadorismo ressurge com vigor. Como analisa esse momento?

Marina: 2014 já foi a antessala disso. Fazer uma campanha com base na mentira por parte daqueles que supostamente sempre povoaram o imaginário da sociedade como contrários a isso foi uma licença política para que forças retrógradas que estavam recalcadas pudessem aflorar. Acho que 2018 tem o desafio de que aqueles que não se identificam com a lógica de ganhar uma eleição a qualquer custo possam construir outra força. Ela está em estado de latência. Teve 22 milhões de pessoas que votaram em um projeto político que não tinha marqueteiros criando narrativas para enganar a população. Isso pra mim é um tesouro à disposição de ajudar a melhorar a qualidade da política no Brasil.

Valor: Acredita em alguém que possa reduzir a polarização?

Marina: Só a sociedade pode promover esse encontro. Diante dessa crise, acredito na convocação à cidadania. Chegou a hora da eleição ser ganha pela postura do cidadão que quer um outro projeto. Essa crise foi criada pela política. Fernando Henrique e Lula, em que pese o presidencialismo de coalizão ser problemático, tinham força gravitacional para mediar. Mas saímos de um governo que não tinha popularidade e perdia credibilidade, para um governo sem credibilidade e sem popularidade. Éramos a oitava economia, o país do pleno emprego e agora somos o país de 14 milhões de desempregados. Éramos o país em que estava surgindo uma nova classe, agora essa classe está voltando à condição de miséria. Éramos o país da esperança, agora somos o país que tem que recuperar a esperança em si mesmo.

Valor: E o retrocesso ambiental?

Marina: É uma atitude que vem desde 2012, quando se intensificaram decretos e medidas provisórias para extinguir e desafetar unidades de conservação. A MP 558 da presidente Dilma envolvia um mosaico de unidades de conservação no Tapajós e abria para grandes hidrelétricas e mineração. É a lógica de trocar, sempre, votos no Congresso pelas agendas consideradas não importantes - ambiente, índios, direitos humanos. Agora há uma continuidade disso. Não podemos esquecer que esse governo não ganhou com um programa. Temer hoje é sustentado pela equipe econômica. O tempo todo ele negocia para se manter. A privatização da Eletrobras, por exemplo. Qual é o plano dessa privatização? Essa discussão me parece uma cenoura de plástico.

Valor: Como o Rede se prepara para a eleição?

Marina: A Rede é uma instituição política, um partido-movimento. Estamos dialogando com vários setores e com o novo ativismo autoral, pessoas que já não são mais dirigidas pelas estruturas clássicas dos partidos, sindicatos, ONGs. A Rede desde a origem busca ser um processo de atualização da política. E isso com 12 segundos de TV, o 28º partido em fundo partidário, com adversários que terão R$ 400 milhões para as campanhas e nós com só R$ 16 milhões.

Valor: Tem quem ache que o Rede acaba se a senhora não se lançar.

Marina: O que há de mais importante para a Rede é o programa. Acreditamos na ideia de um Estado mobilizador, capaz de ter a melhor contribuição da iniciativa privada, academia, poder público. Claro, tenho senso de responsabilidade. Não posso deixar de denunciar que antes do registro da Rede a legislação foi mudada. Tínhamos vários deputados dialogando conosco que já não se sentiam confortáveis em seus partidos. A legislação mudou para evitar que a Rede tivesse um número razoável de deputados, tempo de TV e fundo partidário equânime.

Valor: Isso prejudica até hoje?

Marina: Claro. Temos quatro deputados e só pode participar de debate quem tem nove. O cálculo para o fundo partidário foi feito em cima dos deputados no momento do registro. É preciso que a sociedade saiba disso.

Valor: A senhora é um dos nomes limpos da política e isso é um ativo forte na eleição de 2018.

Marina: Nunca usei a questão moral como bandeira política. Não estar na Lava-Jato é a obrigação de qualquer agente público.

Valor: Talvez as pessoas busquem isso na eleição.

Marina: Espero que busquem, que elejam quadros comprometidos com novos requerimentos para a gestão pública. Ninguém deve ficar feliz de ver empresários, lideranças, partidos, biografias sendo destruídas diante de tanta degradação. Mas o Brasil precisa de um intervalo para descontinuar tudo isso. Um intervalo de um governo que seja uma transição legitimada. Que não tenha compromisso com sentimento de vingança, com o poder pelo poder. Temos que aprender algo disso tudo.

Valor: A senhora estava pensando sobre a candidatura, falando com pessoas próximas. E agora?

Marina: Continuo nisso.

Nenhum comentário: