domingo, 20 de agosto de 2017

Ex-partidos – Editorial | Folha de S. Paulo

Não se equivoca o deputado Guilherme Mussi (PP-SP), ao dizer que seu partido segue uma tendência internacional ao optar por mudança de nome e de qualificação.

O Partido Progressista deixará de se chamar "partido" –e alguns poderão perguntar se alguma vez chegou a sê-lo. Será, ou serão, o Progressistas, simplesmente.

Prefere-se o plural, mera menção a uma vaga semelhança de vontades individuais. Foi esse o caminho adotado, já há tempos, pelo antigo PFL, o Partido da Frente Liberal, que agora é conhecido pela denominação de DEM (os Democratas).

Internacionalmente, como bem se sabe, o espanhol Podemos (que já dispõe de homônimo no Brasil) representa um desejo de renovar os costumes políticos que se insurge contra a habitual estruturação partidária e programática.

Reflete-se ali a tentativa de manter as características mais fluidas de um movimento social, em detrimento do talvez inevitável processo de institucionalização.

É que, em toda parte, vem ocorrendo uma crise na própria ideia de representação política. Primeiro, porque os slogans e programas partidários tendem rapidamente a indiferenciar-se quando se tomam medidas econômicas em geral impopulares, mas necessárias.

Em segundo lugar, porque a fragmentação da sociedade em número cada vez maior de interesses corporativos, geracionais, regionais e culturais conflitantes torna ultrapassados os antigos fundamentos de classe e de passado histórico que davam a cada agremiação uma fisionomia inconfundível.

Tais fenômenos contribuem para explicar o que se passa no ambiente europeu. O caso brasileiro, como não podia deixar de ser, agrega particularidades que o distanciam de um esquema modelar.

A mudança no nome de partidos atende menos a novas realidades sociais e mais à tentativa oposta: a de manter os mesmos vícios sob outro rótulo. O DEM, que já foi PFL, e o PP, que será Progressistas, nasceram da antiga Arena, o partido que sustentava o regime militar, depois batizado de PDS.

Igualmente desacreditado nos dias de hoje, o PMDB cogita voltar ao nome dos remotos tempos em que era oposição: MDB, sem o enganador "partido" a pesar na sigla.

Rede e Solidariedade já constituem agremiações com semelhante característica gramatical. Não se sabe como denominar seus membros: redistas, solidários?

Quem sabe muitas legendas devessem por aqui adotar um nome único: Partido do Poder. Economizariam no marketing e nos custos, tão altos, aliás, de campanha.

Nenhum comentário: