terça-feira, 1 de agosto de 2017

Desemprego diminui com aumento da informalidade – Editorial | Valor Econômico

A primeira boa notícia sobre o mercado de trabalho desde o fim de 2014 veio do IBGE, na semana passada, com o anúncio de que a taxa de desemprego ficou em 13% no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Houve uma queda em comparação com os 13,7% da taxa de desocupação no primeiro trimestre, o que significa 690 mil desempregados a menos. O total de pessoas sem trabalho recuou do pico de 14 milhões para 13,5 milhões de trabalhadores, um patamar ainda elevado; e os ocupados somaram 90,236 milhões, 1,4% a mais do que no primeiro trimestre do ano.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho já vinham apontando discreta melhora do mercado. Em junho, houve um saldo positivo de quase 10 mil vagas de empregos com carteira assinada criadas, acumulando no ano módicos 67,3 mil postos de trabalho formais a mais no país, concentrados no setor agropecuário.

O lado negativo dessas estatísticas é que a maioria dos que acabaram de entrar para o time dos empregados está sem carteira assinada, em atividades relacionadas ao comércio e serviços, onde predominam baixa remuneração e contratos informais. De acordo com o IBGE, foram abertos no segundo trimestre 442 mil postos sem registro e 396 mil pessoas passaram a trabalhar por conta própria. Os trabalhadores informais somavam 10,6 milhões em junho, aumento de 4,3% no trimestre; os trabalhadores por conta própria cresceram, 1,8% para 22,5 milhões de pessoas; enquanto os formais ficaram relativamente estáveis em 33,3 milhões.

O impacto dessa nova realidade no bolso do trabalhador é claro. O rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos ficou em R$ 2.104 entre abril e junho, 3% maior que o apurado no mesmo período do ano passado, mas 1% abaixo do registrado no primeiro trimestre deste ano, indicando ocupação de menor remuneração e qualidade. A desaceleração da inflação tem beneficiado, porém, o poder de compra. A massa de rendimento real habitualmente recebida por pessoas ocupadas em todos os trabalhos somou R$ 185,096 bilhões no segundo trimestre, 2,3% maior do que em igual período de 2016 e 0,5% acima do que nos três primeiros meses do ano.

É cedo ainda para se falar em recuperação do mercado de trabalho. Parou de piorar, segundo os mais otimistas. A teoria diz que o mercado de trabalho é o último a ser atingido por recessões e também o que mais demora a sair delas. As empresas geralmente evitam demitir pelos custos envolvidos e para manter os funcionários já treinados. Da mesma forma, agora demoram a contratar, pelas despesas e insegurança em relação à retomada da economia.

Há ainda os efeitos sazonais. Tradicionalmente há um aumento de contratações no segundo semestre em preparação para o esperado aumento de vendas de fim de ano. Da mesma forma que há demissões no início do ano, com a dispensa da mão de obra excedente. Há quem espere um eventual repique no desemprego no próximo ano, quando mais pessoas se animarem a buscar emprego. Muitas pessoas nem procuram colocação quando o mercado está travado demais.

Motivo para otimismo mesmo só haverá quando as contratações formais aumentarem e forem disseminadas em todos os setores. O Valor traz hoje duas notícias que reforçam a cautela. Uma delas conta que o dinâmico polo do ABCD paulista, formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, perdeu 80 mil vagas desde 2014 e não as recuperou desde então, mergulhando na recessão puxada pela indústria automobilística que domina a atividade da região. São Bernardo teve o oitavo pior desempenho do país. A situação só não ficou pior por conta do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado em 2015, que permite a redução de até 30% da jornada de trabalho e do salário por ano, desde que a empresa não faça demissões. Também reflexo da piora do mercado de trabalho é a volta de 143 mil famílias ao programa Bolsa Família, que beneficiava 12,7 milhões de famílias em julho. A fila de espera para se candidatar ao programa também aumentou. Depois de ter sido zerada no início do ano, agora conta com 525 mil famílias.

Nenhum comentário: