segunda-feira, 10 de julho de 2017

Relatório terá influência direta no voto dos indecisos

‘Se Zveiter votar contra, libera todo mundo’, diz peemedebista

- O Globo

Visto pelo próprio Palácio do Planalto como de tendência antigoverno, está um grupo do qual fazem parte Celso Pansera, Laura Carneiro, Pedro Paulo e Sergio Zveiter, relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aliados dão como certo que Zveiter apresentará um relatório favorável à admissibilidade da denúncia, com argumentos técnicos. Nessa análise, o parecer daria um discurso a quem ainda não se sente completamente à vontade para votar contra Temer.

— O que vai importar é o relatório do Zveiter. Se ele votar contra (o governo), libera todo mundo — resumiu um peemedebista. A CADA DIA, MAIS DESGASTE Interlocutores acreditam que a deputada Soraya Santos, mulher de Alexandre Santos, deverá votar contra a denúncia. Celso Jacob, que está preso em regime semiaberto e exerce o mandato durante o dia, e Zé Augusto Nalin completariam o grupo disposto a apoiar Temer. Pela proximidade com Leonardo Picciani, parlamentares avaliam que Marco Antônio Cabral poderá se posicionar pela rejeição da denúncia, mas a situação é tida como indefinida. A posição de Alexandre Serfiotis também não está clara.

Entre os deputados do PMDB fluminense, há a sensação de que a situação vem se deteriorando com velocidade.

— Cada dia que passa é destrutivo para o governo. No início da semana, eu achava que o governo venceria facilmente. No meio da semana, passei a achar que ganharia, mas sangrando. Agora, acho difícil reunir os apoios necessários para barrar a denúncia — analisou um integrante da bancada que preferiu não se identificar.

Outro parlamentar ponderou que, mesmo no caso de vitória do Palácio do Planalto, a apresentação de uma nova denúncia de Rodrigo Janot seria “mortal” para Temer. Até a ajuda do governo federal ao Rio, por meio do projeto que suspende temporariamente o pagamento das dívidas com a União, voltou-se contra o Planalto. A burocracia e a demora na liberação dos recursos têm irritado os parlamentares, que vão se reunir amanhã com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Nenhum comentário: