quinta-feira, 6 de julho de 2017

O cerco a Temer Maria Cristina Fernandes

- Valor Econômico

Sem rua ou oposição, é o poder que se desintegra

A nomeação do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) para a relatoria da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara é sinal de que a eventual derrubada do presidente Michel Temer é movimento que pode brotar antes do racha palaciano, que das ruas e, menos ainda, da oposição. O relator é parte do Estado-Maior que o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), começa a montar na Casa com a delicada e árdua missão de arregimentar 342 votos para o afastamento do presidente da República.

Maia tinha acabado de se reeleger à Câmara dos Deputados, depois de cumprir o mandato tampão da saída de Eduardo Cunha, quando escolheu Zveiter para presidir a comissão especial da reforma da Previdência, que, àquela época, se afigurava como o projeto mais importante da coalizão que havia tomado o poder. O PMDB percebeu a manobra e reagiu com um nome alternativo. Temia que o presidente da Câmara viesse a abrir um flanco no partido.

O presidente da Câmara e Zveiter fazem parte da mesma bancada, aquela que gravitava em torno de Eduardo Cunha e ascendeu com sua saída de cena. No início da gestão Cunha ambos foram agraciados com relatorias importantes, Maia com a reforma política e Zveiter com a relatoria da Lei da Mediação. Isso não impediu que ambos votassem pela cassação do ex-deputado. Zveiter chegou até mesmo a se licenciar da Secretaria de Habitação do município do Rio para proceder a degola. Havia feito o mesmo para votar pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e voltaria a repetir o expediente na eleição Rodrigo Maia para a presidência da Câmara.

Foi como colega de secretariado de Cunha que Zveiter estreou no Executivo. O ex-parlamentar, hoje detido em Curitiba, foi escolhido para comandar a política de habitação do governo Anthony Garotinho na mesma leva que fez de Zveiter o titular da Pasta da Justiça. Coube ao escritório de advocacia de sua família defender, em ação por estratosférica indenização, empresa dona de terreno desapropriado por Cunha.

Ex-presidente da OAB do Rio, irmão de desembargador e filho de ex-ministro do STJ, Zveiter levou sua linhagem jurídica para o governo Sérgio Cabral, ao qual também serviu na Secretaria de Justiça. A militância da família no Judiciário, além de fortemente aferrada à pauta corporativa tanto de juízes quanto de advogados, não foi capaz de impedir o legado de Cabral para a ruína do Rio. O ex-governador já estava no ostracismo quando Zveiter migrou para a política habitacional, antigo feudo de Cunha, a convite do ex-prefeito da capital, Eduardo Paes.

A indicação de Zveiter não é obra de Eduardo Cunha, mas não é coincidência que sua escolha se dê no momento em que se aproxima a delação premiada de Lúcio Funaro e do ex-presidente da Câmara. É do núcleo político que se manteve unido até o impeachment que se recolhem os estilhaços hoje dirigidos contra o Planalto. Rodrigo Maia é o principal beneficiário da artilharia.

O presidente da Câmara é tão leal a Temer quanto este o foi a Dilma, ou Itamar Franco a Fernando Collor. Ainda que não convença ser capaz de entregar a almejada reforma da Previdência, tem apoio crescente de agentes econômicos que veem na reforma trabalhista a última gota a ser extraída de Temer. Conta com um grupo de 20 leais deputados dedicados à missão de fazê-lo presidente. Tem a simpatia de alguns ministros, entre eles o da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, cujo PSD pode ser o próximo governista a se desgarrar. Nenhuma legenda, no entanto, tem o desembarque mais aguardado que o PSDB.

Os sete tucanos do partido que integram a CCJ já são, em sua maioria, pela aceitação da denúncia. A mobilização levou o presidente do partido, o senador Tasso Jereissati (CE), a reconhecer o desembarque iminente menos de 24 horas depois de o senador Aécio Neves (MG) reassumir a cadeira com um discurso de derramados elogios ao presidente da República. A premonitória sirene que disparou antes de seu discurso anunciou o abraço de afogados.

Há um mês o presidente do PSDB em São Paulo, o deputado estadual Pedro Tobias, entregou à Executiva nacional do partido documento com apelo pelo desembarque subscrito por prefeitos, vereadores, deputados estaduais e presidentes de diretórios do Estado em que o partido é mais enraizado no país. O discurso, que se reproduz entre tucanos e está para derrubá-los do muro, é o de que o partido não deveria ter entrado no governo e já perdeu a hora de sair.

O dirigente paulista, aliado do governador Geraldo Alckmin, tem sotaque libanês mas um português claro: o partido levou uma facada. O estrago já está feito e custará a ser recuperado, mas se não for iniciado já levará à perda de filiados na sua principal base política como já acontece em Minas Gerais. Tobias quer a revogação da decisão de Aécio que prorrogou os mandatos dos dirigentes, vencidos esta semana, em toda a escala partidária. Pede novas eleições para que a legenda seja renovada a partir da pressão das bases pelo rompimento.

A pesquisa Datafolha do fim de semana pôs uma lupa no drama do PSDB. Em apenas três anos cresceu quase 20 pontos percentuais a proporção de entrevistados que atribui a pobreza não à preguiça mas à falta de oportunidades. A mesma proporção de entrevistados (2/3) acredita que é do governo a responsabilidade de fazer a economia crescer.

A geração de brasileiros que estreou a linhagem familiar de diplomados no ensino superior hoje engrossa o batalhão dos 14 milhões de desempregados e passou a ver pouca graça no discurso da meritocracia. À esquerda, o PT ainda confia no apelo nostálgico da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para não ser punido pelo desastre econômico do qual é sócio majoritário. À direita, o campo está temporariamente ocupado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Na ausência de um encantador de serpentes, o PSDB terá que reciclar seu discurso para roubar votos de um e de outro. Parece improvável que repita a trajetória das últimas seis eleições presidenciais - quando não ganhou, chegou ao segundo turno - mas precisará de discurso para segurar bancada. Em quaisquer hipóteses, custará a emplacar pregação anticorrupção, mas se estiver colado a Temer vira alvo de quem dela for capaz de se valer.

Foi a expectativa do cerco político que levou Temer a reforçar a barricada jurídico-militar (Torquato Jardim/ Sérgio Etchegoyen) de seu governo. Agiu preventivamente para resistir não apenas ao Congresso mas às togas do Supremo.

Nenhum comentário: