quarta-feira, 14 de junho de 2017

PSDB na berlinda | Merval Pereira

- O Globo

O desconforto de parlamentares chamados de “cabeças pretas” do PSDB com a decisão do partido de permanecer apoiando o governo Temer, não apenas com posições programáticas, mas com cargos e ministérios, fica evidente no movimento que já se esboça entre os deputados para votar em bloco a favor de um provável processo a ser pedido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer.

Mas há “cabeças brancas” também descontentes, como o próprio presidente interino do partido, o senador Tasso Jereissati, que teve que se submeter à maioria da cúpula partidária. Sua frase sobre ser o apoio “uma incoerência que a História nos impõe” explica bem como viu a decisão, que poderá ser revista a qualquer momento, assim que fatos novos surgirem, como todos suspeitam.

Temer tem ainda um resto bastante apreciável de apoio no Congresso, e tenta aprovar alguma das reformas para recuperar seu prestígio junto aos que consideram as reformas mais importantes do que uma punição ao presidente pelas práticas políticas fisiológicas, que marcam sua carreira e a de seus principais assessores e aliados.

A visão dos “cabeças brancas” sobre o que levou o partido a, mais uma vez, se desconectar de seus eleitores, valoriza os aspectos institucionais da decisão, e desconsidera as causas pragmáticas apontadas pelos “cabeças pretas”. Nessa visão, teses que não têm a menor base na realidade como a explicação da posição majoritária ontem: o apoio do PMDB 2018 ao PSDB, porque em tempos de crise aguda um ano é uma eternidade e tudo pode acontecer, inclusive nada; acordo para salvar o senador Aécio Neves no Senado, já que o Senado tem lógica própria nesse caso presa à substância da denúncia e à defesa da autonomia da instituição.

Mesmo admitindo que a crise é grave, o ambiente instável e a situação delicada, alegam que a saída do PSDB “desestabilizaria perigosamente o governo e minaria de vez o processo das reformas estruturantes”. Prevaleceu a percepção do interesse público e nacional, e não a estreita visão de tática eleitoral do partido, explicam.

A decisão seria consequência natural do protagonismo do partido no impeachment de Dilma e no acordo programático construído em torno de Temer. Foram avaliados três motivos plausíveis para uma ruptura política:

1) Traição programática, que definitivamente não houve, ao contrário, houve uma positiva surpresa com a ousadia e a profundidade do programa de reformas e avanços modernizantes;

2) falta de popularidade — seria oportunismo saltar do barco por esse motivo. As pesquisas não podem substituir as convicções e a visão estratégica;

3) condenação moral e ética — lembrando as raízes weberianas (convicção e responsabilidade), como comenta o deputado Marcus Pestana, muito ligado ao senador Aécio Neves.

Segundo o parlamentar, a Lava-Jato merece todo o apoio no combate à corrupção, “mas muito mais merecem apoio os princípios do estado democrático de direito (amplo direito de defesa, o devido processo legal e a presunção de inocência). O presidente sequer está indiciado. Há uma série de ilações com base na delação de um réu confesso. Não há evidências e materialidade na denúncia”.

É preciso ter paciência e correção para aguardar a ação do sistema judiciário investigando e julgando, punindo os culpados e inocentando os inocentes, alega.

“Obviedades esquecidas em tempos de cólera”, diz Pestana.

Quem ganharia e quem perderia com a nossa saída? Pergunta, para responder: “A oposição do fora Temer e da demagogia das diretas inexequíveis? Os setores que querem judicializar e criminalizar a política? Ou a economia e as reformas? Ou a estabilidade política?

Como se vê, o PSDB tem muitas razões para permanecer onde está, cercado de dúvidas e incertezas, torcendo para que o governo consiga recuperar nas votações das reformas estruturais uma razão de existir, que vá além da manutenção do poder a qualquer custo. É uma posição arriscada a dos tucanos, que perdem apoios simbólicos importantes como o de Miguel Reale Júnior, que ontem se desfiliou do partido acusando-o de estar se “peemedebizando”.

Nenhum comentário: