quarta-feira, 14 de junho de 2017

Emprego volta a crescer no comércio atacadista de São Paulo em abril, aponta FecomercioSP

Por Valor | Valor Econômico

SÃO PAULO - Depois da pequena redução no nível de emprego do mês anterior, o comércio atacadista do Estado de São Paulo voltou a registrar saldo líquido de contratações em abril, com abertura de 576 vagas, de acordo com a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (FecomercioSP). O saldo decorre de 13.360 admissões e 12.784 desligamentos no período. Em abril do ano passado, o setor havia fechado, liquidamente, 1.517 postos de trabalho formal. Com o crescimento no nível de emprego, o atacado terminou abril com 491,7 mil pessoas formalmente ocupadas em São Paulo.

Os quatro primeiros meses do ano, de acordo com a FecomercioSP, registram corte líquido de 221 empregos no atacado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o resultado é melhor que no primeiro quadrimestre de 2016, quando o setor fechou 5.666 vagas.

Em 12 meses, o atacado acumula 2.029 fechamentos de vaga, mas a comparação com os 12 meses terminados em abril de 2016 mostra uma recuperação. Na ocasião, o saldo era negativo em 20 mil empregos.

O estoque ativo de trabalhadores do setor também aponta queda de 0,4% na comparação com abril do ano passado. Mesmo assim, a análise dos números mostra recuperação. Em abril de 2016 o comércio atacadista atingiu o ponto mais baixo, em termos relativos, da queda do emprego, com 3,9% de retração na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A geração de vagas entre os dez segmentos do atacado foi maior no segmento de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal (geração líquida de 259 vagas) e de máquinas de uso comercial e industrial (181 vagas). O segmento de alimentos e bebidas liderou a ponta negativa da pesquisa, com fechamento líquido de 141 postos de trabalho.

Das 2.029 vagas fechadas em 12 meses no comércio atacadista do Estado de São Paulo, o setor de eletrônicos contribuiu com três quartos do total: 1.531 reduções de vagas. Já o atacado de produtos farmacêuticos e de uso pessoal liderou as contratações líquidas, com 1.494 novos postos, seguidos pelo atacado de alimentos e bebidas (784 vagas).

A cidade de São Paulo foi a que mais registrou contratações líquidas no período, com 221 novas vagas. Os maiores saldos positivos ficaram com o atacado de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (149 novas vagas) e máquinas de uso comercial e industrial (82 postos líquidos).

A FecomercioSP considera que o mercado de trabalho vem seguindo a tendência de estabilidade prevista pela entidade para este primeiro semestre do ano.

Nenhum comentário: