segunda-feira, 22 de maio de 2017

Pátria amarga, Brasil! | Ricardo Noblat

- O Globo

“Não renunciarei! Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos” Michel Temer, presidente da República

Mesmo se o presidente tivesse só ouvido Joesley Batista, estaria igualmente enrascado. Raramente os séculos começam e acabam de fato na data marcada. O século XX começou com a guerra de 1914 e terminou com o fim da União Soviética em 1991. Dá-se o mesmo com os governos. O primeiro de Lula foi a continuação do governo Fernando Henrique por mais de um ano. O segundo de Dilma terminou antes da abertura do processo de impeachment. Na última quarta-feira, o de Temer entrou em colapso.

PRESIDENTES CAEM quando perdem a autoridade política para mandarem e serem obedecidos. Temer começou a perder a dele depois da revelação do que disse e ouviu do empresário Joesley Batista, dono do Grupo JBS, durante encontro clandestino no porão do Palácio do Jaburu, em Brasília. Os dois eram amigos de muito tempo e haviam se reunido mais de 20 vezes, segundo Joesley.

A JBS FOI A MAIOR doadora da campanha de Temer para vice-presidente em 2014. Parte da doação — R$ 1 milhão — acabou entregue nas mãos de um assessor do candidato. Ao receber Joesley no Jaburu, a primeira preocupação de Temer foi indagar se ficara registro da entrada dele ali. Joesley respondeu que não. O gravador escondido no bolso do empresário eternizou o resto da conversa.

SE TEMER TIVESSE se limitado a ouvir Joesley em silêncio, estaria enrascado do mesmo jeito. O grupo JBS fora alvo de cinco operações da Polícia Federal. Joesley corria o risco de ser preso a qualquer momento. Temer ouviu Joesley confessar vários crimes — entre eles, o de que “segurava” dois juízes e subornara um procurador da República. E o que fez? Deu-lhe ordem de prisão? Despediu-se dele amavelmente.

A SORTE DE TEMER depende da decisão a ser tomada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de recurso que pede a suspensão do inquérito aberto contra ele. Temer é o único presidente da República investigado até agora pelo STF, suspeito de crimes de corrupção, obstrução de Justiça e organização criminosa. Se o inquérito for suspenso, ele ganhará uma sobrevida. Do contrário... Hasta la vista, baby!

A POLÍTICA É COMO UMA NUVEM etc. e tal... O formato da nuvem no final da tarde de ontem em Brasília indicava que os principais partidos da base aliada do governo estão prontos para abandoná-lo se Temer seguir sendo investigado. Não haverá distribuição de cargos e de dinheiro que os segure. No impeachment de Collor, sobrou dinheiro e faltou voto para barrá-lo. No de Dilma também.

A OPOSIÇÃO QUER a renúncia de Temer e diretas já, para que Lula possa disputá-las. A nuvem indica que o sucessor de Temer será escolhido pelo Congresso, como manda a Constituição. E que o escolhido não será Cármen Lúcia, presidente do STF, inimiga declarada da corrupção. Nem Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, para evitar que ele sonhe se reeleger. Nem o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), por problemas de saúde.

E RODRIGO MAIA (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados? A nuvem sugere que ele é o nome mais cotado para a vaga de Temer. Ocupará a vaga como presidente temporário. Depois poderá nela permanecer como presidente definitivo... enquanto dure. Até o PT e o PC do B votaram em Maia para presidente da Câmara. Ele foi citado na Lava-Jato, é verdade. E esse é seu ponto fraco.

ESTÁ BEM... Só falta combinar com Temer, que poderia preferir se arrastar como um morto-vivo no cargo pelos próximos meses. Mas, como ele só quer o bem do país, não desejará ficar como o mal.

Nenhum comentário: