sábado, 27 de maio de 2017

Boas-vindas a Nelson Barbosa | Claudio De Oliveira

A partir de hoje, o ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, o economista Nelson Barbosa, passa a escrever quinzenalmente na Folha.

Ao meu ver, sua coluna de estreia, de título "Solução para crise exige debate equilibrado de questões impopulares", é de leitura obrigatória para todos, em especial para militantes do PT e do PSDB.

O texto é alvissareiro, pois promete fazer a discussão econômica muito acima do perigoso Fla-Flu entre os dois dos maiores partidos do Brasil, situados ambos entre o centro e a esquerda.

Sou da opinião de que esses dois partidos, vizinhos no espectro político, deveriam dialogar. E acho que quem estimula a desavença entre os dois, faz o jogo do conservadorismo, mesmo que inadvertidamente.

Para ganhar e se manter no poder, o PSDB se aliou ao PFL de ACM, em 1994. Para ganhar e se manter no poder, o PT se aliou ao PMDB de Sarney e Temer e ao PP de Maluf, em 2002. Avalio que tais forças à direita foram turbinadas em ambos os casos.

Penso que Nelson Barbosa estava com uma pauta correta quando ministro. E, assim com Celso Furtado e Santiago Dantas com o Plano Trienal de 1962, o último ministro da economia da era petista não recebeu o necessário apoio de setores de esquerda.

Não que devamos concordar com tudo o que ele escreve. Acho que postergar medidas, várias delas em pauta desde os anos 1990, dificultaria a retomada do crescimento. Mas o chamamento a um debate elevado merece resposta positiva.

-----------------
Claudio De Oliveira é jornalista e chargista

Nenhum comentário: