sábado, 22 de abril de 2017

Madrugada de distúrbios termina com 12 mortos em Caracas

Protestos em áreas de apoio ao governo indicam aumento da insatisfação

Janaína Figueiredo | O Globo

Com a Venezuela mergulhada numa onda de protestos que já deixou 20 mortos e centenas de feridos e detidos, dirigentes políticos, representantes de ONGs e analistas se perguntam até quando a Força Armada Nacional Bolivariana (FABN) continuará sustentando um governo altamente impopular — na madrugada de ontem os protestos mais intensos foram em bairros humildes de Caracas — e que nas últimas duas semanas ordenou a violenta repressão de seus opositores. A preocupação internacional é grande e ontem os governos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai condenaram energicamente a violência desencadeada no país.

Somente na madrugada de ontem, 11 pessoas morreram, das quais oito foram eletrocutadas enquanto participavam do saque a um comércio do bairro de El Valle, cenário de manifestações civis que foram reprimidas pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e, também, pelos chamados coletivos chavistas (grupos armados que defendem o governo). Além disso, um manifestante morreu em Petare.

— Os militares têm muito peso na Venezuela, por isso somente se surgir um racha poderiam ocorrer mudanças imediatas — disse Rafael Uzcátegui, do Programa Venezuelano de Educação e Ação em Direitos Humanos (Provea).

Para ele, a implementação do Plano Zamora (anunciado esta semana pelo presidente Nicolás Maduro) é “uma verdadeira declaração de guerra”.

— O governo institucionalizou a atuação dos grupos paramilitares em nome do combate a um suposto golpe de Estado. A questão é quem resistirá por mais tempo — afirmou.

Na opinião da analista Argelia Rios, uma mudança ou não de posição dos militares é a grande questão neste momento:

— Não se sabe nada, o hermetismo é total. O que todos queremos saber é justamente isso, até quando os militares reprimirão em nome deste governo.

Em meio aos protestos de ontem em bairros populares de Caracas como El Valle, Petare (considerada a maior favela da América Latina) e 23 de Janeiro, manifestantes roubaram até mesmo pneus de carros que pertencem a militares.

Os confrontos obrigaram a evacuação de um hospital infantil em El Valle, onde estavam internadas 54 crianças. De acordo com o governo, o hospital foi atacado por grupos armados financiados pela oposição — acusação desmentida pelas lideranças opositoras.

No passado, os bairros que foram cenário da violência representavam importantes bases de apoio ao chavismo. Hoje, segundo afirmou Argelia, os setores populares estão cada vez mais insatisfeitos com o governo. “Desmoronou-se o mito de que os bairros (favelas) são territórios revolucionários”, escreveu a analista, no Twitter.

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Julio Borges, assegurou que o governo é “o único responsável”.

— A violência se chama Maduro. Um governo que violenta o país, impede que o povo se expresse através do voto. Convoque eleições e deixe que o venezuelano decida o futuro — declarou.

Nenhum comentário: