sábado, 29 de abril de 2017

Dilema Tostines | Julianna Sofia

- Folha de S. Paulo

O termômetro escolhido pelo Palácio do Planalto para medir a lealdade de sua base aliada na Câmara dá sinais de avaria. A votação da reforma trabalhista nesta semana amealhou 296 deputados favoráveis, sendo mais que suficiente para a aprovação da proposta enviada por Michel Temer. Indica a temperatura para apreciação da reforma mais importante da gestão peemedebista, a da Previdência, que precisa de 308 votos?

A cúpula palaciana professa que sim. O resultado foi (burocraticamente) celebrado, mas não serve como exibição de força parlamentar. Para os articuladores de Temer, o placar permite mapear as defecções, e os deputados infiéis serão punidos com perda de cargos.

O que escapa à métrica governista são os casos de parlamentares que podem ter votado "sim" na reforma trabalhista, mas consideram ter esgotado a participação no ritual de sacrifícios das reformas. No ambiente de protestos e de mau humor da classe trabalhadora frente ao leite entornado sobre a CLT, não estariam dispostos a dar novo voto ao Planalto.

Ou, ainda, fala-se que deputados teriam votado "não" na alteração das regras trabalhistas para, mais adiante, dar provas de fidelidade na PEC previdenciária. Afinal, será a aprovação da reforma das aposentadorias o determinante para a continuidade da era temerista.

Um dilema Tostines. Parlamentares votarão contra a Previdência porque já foram favoráveis à reforma trabalhista? Ou porque já votaram contra a reforma trabalhista agora apoiarão as mudanças na Previdência?

Pela autopreservação, muitos não querem comprar as duas brigas. O governo ouviu que hoje só tem 150 votos fidelizados. Outros 150 estão fincados no campo da oposição. Entre os extremos, a contagem da adesão à PEC das pensões se dá em terreno movediço e temperatura instável.

O presidente tenta ganhar tempo, segue com ameaças a traidores e pode voltar a fazer concessões.

Nenhum comentário: