terça-feira, 21 de março de 2017

Ministro diz que não dá tempo de mudar sistema eleitoral para 2018

Para Torquato Jardim, prazo até setembro é curto para fazer ‘uma mudança tão grande’

Catarina Alencastro |O Globo

BRASÍLIA - O ministro Torquato Jardim (Transparência) disse nesta segunda-feira que o prazo é muito curto para uma mudança "tão grande" no sistema eleitoral. À saída do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral, ele afirmou que a lista de candidatos em uma eleição é aberta há 85 anos e que para mexer nisso é preciso apoio popular.

— A lista é aberta desde 1932. fechar a lista de repente exige mais discussão, mais explicação e apoio popular. Até setembro é um prazo muito curto para fazer uma mudança tão grande — disse Torquato.

Uma comissão sobre reforma política está instalada na Câmara para discutir alterar o atual modelo para lista fechada - na qual os partidos elencam os nomes dos candidatos e o eleitor vota no partido e não no candidato em si - , voto distrital (cada partido escolhe um representante por distrito regional e o eleitor vota como se fosse uma eleição para prefeito) ou voto distrital misto, que mescla esses dois modelos. A comissão também debate modelo de financiamento, entre outros temas.

No mesmo seminário do qual Torquato Jardim participou, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, voltou a defender mudanças no atual sistema, o classificando como "exaurido". E sugeriu que as alterações sejam aprovadas até outubro deste ano, para que estejam em vigor nas próximas eleições majoritárias, em outubro de 2018.

O seminário ocorre no auditório do TSE nas tardes de hoje e amanhã. Participam do evento ministros do TSE, especialistas em eleição de diversos países e parlamentares. Um dos oradores é o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deu uma rápida passada no evento, mas saiu antes da abertura oficial.

Nenhum comentário: