sábado, 4 de fevereiro de 2017

Prudente sigilo – Leandro Colon

- Folha de S. Paulo

Ao se despedir da presidência do Senado, Renan Calheiros afirmou, da tribuna, que o fim do sigilo de investigações "sempre nos aproxima da verdade, evita manipulações e evita vazamentos".

"A partir da ocorrência de qualquer fato, é preciso que se abra, se quebre, se derrube o sigilo das investigações", disse o senador alagoano.

O motivo, segundo Renan, é que a população não pode ser "manipulada". "O que infelizmente, com muitos —é evidente que não com todos—, tem acontecido no Brasil", afirmou.

Renan discursou sobre causa própria. Alvo de oito inquéritos da Lava Jato, recebeu o apelido de "Justiça" na delação feita por Cláudio Melo Filho, ex-diretor da Odebrecht. Sob sigilo, a delação teve seu teor divulgado pela imprensa em dezembro.

Campeão de citações no mesmo depoimento, 105 vezes, Romero Jucá endossou as palavras de Renan ao anunciar um projeto para acabar com o segredo das delações. "Os vazamentos são coisas que nem sempre condizem com a verdade. Melhor do que uma versão, é um fato. Que apareçam todas as coisas", disse.

Jucá também é investigado na Lava Jato. É o "homem de frente" das negociações no Congresso, segundo a Odebrecht. Ele caiu do cargo de ministro do Planejamento do governo Temer após ser flagrado em conversa pouco republicana com um delator.

A lei diz que o sigilo de uma delação deve ser aberto após o recebimento de denúncia. A Procuradoria-Geral da República tem interesse em acelerar a publicidade do material, mas não sem antes investigar o conteúdo dele. Conforme mostrou a Folha na quinta (2), o procurador Rodrigo Janot pretende apresentar ao STF um conjunto de pedidos de inquéritos contra políticos com foro.

A manutenção do segredo neste período pode ser interpretada como falta de transparência, mas é uma forma também de evitar que suspeitos destruam provas. Levantar o sigilo fora de hora só interessa aos deputados, senadores e ministros citados.

Nenhum comentário: