sábado, 11 de fevereiro de 2017

Meirelles diz que mercado deve elevar previsão de alta do PIB

• Ministro da Fazenda considera que a recuperação já em curso faria os analistas elevarem a expectativa de alta de 0,5% do Produto Interno Bruto para 2017

Por Felipe Machado | Veja

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse, em Brasília, que espera a revisão para cima da estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia neste ano, atualmente em 0,5%. A previsão do governo é de expansão de 1%.

Ele reforçou a expectativa de que, no último trimestre deste ano, a economia apresentará crescimento de 2% na comparação com o mesmo período de 2016. “O país, sim, já está em uma trajetória de crescimento”, afirmou.

Meirelles disse, ainda, que não há necessidade de fazer revisão da projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) agora, o que ocorrerá somente em março. No próximo mês, o governo tem que apresentar um relatório de receitas e despesas do orçamento e pode definir bloqueio de gastos para atingir a meta de déficit primário (despesas superiores às receitas, sem contar gastos com juros). A meta é de 139 bilhões de reais neste ano e, se confirmado, seria o segundo maior rombo da história, superado apenas pelo resultado de 2016 (-154,2 bilhões de reais).

Recentemente, o ministrou da Fazenda indicou que poderia fazer uma revisão da projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país – após analisar dados de produção e consumo. Agora, após avaliar esses dados, o ministro disse que o governo chegou à conclusão de que não é necessário fazer a revisão antes de março.

Arrecadação
Questionado sobre a necessidade de bloqueio de gastos de 0,5% do PIB (cerca de 39 bilhões de reais) estimada pela Instituição Fiscal Independente do Senado para cumprir a meta, Henrique Meirelles disse que é preciso esperar o efeito na arrecadação de medidas como a do novo programa de repatriação de recursos em tramitação no Congresso Nacional e do Programa de Regularização Tributária, que podem gerar mais receitas.

“Além disso, um dado importante é que, quando o PIB cai, como caiu no ano passado, a arrecadação cai mais. Quando o PIB sobe, historicamente a arrecadação sobe mais que o PIB. Portanto, é importante aguardarmos também a evolução da arrecadação durante o decorrer do ano”, disse Meirelles, após participar do evento Caixa 2017, em Brasília.
(Com Agência Brasil)

Nenhum comentário: