sábado, 4 de fevereiro de 2017

Lula propõe diálogo

Após visita de FH, Lula disse ao presidente Temer que é hora de ex-presidentes retomarem diálogo com governo pelo país.

Lula propõe diálogo entre ex-presidentes para ajudar país

• Mesmo abatido, petista dá conselhos de governo, fala de política econômica e diz que é hora de união no Brasil

Cristiane Jungblut e Simone Iglesias | O Globo

BRASÍLIA - A noite de quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, quando políticos foram prestar condolências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela morte de dona Marisa Letícia, não foi só de gestos de solidariedade. Lá começou um novo processo de diálogo entre o líder petista e o presidente Michel Temer.

Depois de contar a Temer e ao grupo que acompanhava a visita sobre os últimos momentos da “galega”, como chamava a ex-primeira-dama, Lula, abatido, com olhos vermelhos, quis conversar um pouco sobre o governo do peemedebista. Segundo relatos, o petista fez comentários sobre a política econômica liderada pelo ministro Henrique Meirelles (Fazenda) e emendou: é hora de todos os ex-presidentes se unirem para ajudar o país, inclusive ele.

— Estou pronto e à disposição para esse diálogo — disse Lula a Temer, ressaltando que ex-presidentes têm muito a contribuir neste momento pela experiência e crises que já atravessaram.

Deste encontro, participava o ex-presidente José Sarney. Horas antes, Lula havia recebido a visita do ex-presidente Fernando Henrique, com quem teve conversa no mesmo sentido, o que quebrou o gelo para a abordagem feita à noite com o atual presidente.

A Temer e aos peemedebistas que acompanharam a visita, em uma sala reservada do hospital, Lula contou que havia considerado um “gesto importante” de FH a iniciativa de abraçá-lo num momento de dor. E, neste momento da conversa, é que propôs a retomada do diálogo. Lembrou que, em 2013, quando ele, FH, Sarney, Dilma Rousseff e Fernando Collor viajaram juntos à África do Sul para acompanhar o funeral de Nelson Mandela, haviam discutido essa ideia.

O líder petista observou que, até então, o plano não foi colocado em prática e que este seria o momento ideal.

PROXIMIDADE COM SARNEY
O tom da conversa foi no sentido de deixar divergências políticas de lado. Os elogios a José Sarney foram os mais efusivos, segundo relatos de presentes ao encontro. Por diversas vezes, Lula se referiu ao ex-senador como “meu companheiro" e “meu amigo”. Também se referiu a Renan Calheiros como “um dos maiores craques da política”. Abraçou cada um dos políticos e passou alguns minutos em conversa ao pé do ouvido com Romero Jucá.

Apesar das vaias recebidas por Temer na porta do Sírio-Libanês, sua ida foi cuidadosamente planejada. O peemedebista conversou ao telefone com a direção do hospital para fazer saber se não seria inconveniente fazer a visita. Foi então que Lula deu sinal verde para o encontro.

Nenhum comentário: