quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Unidos pela Cultura - Roberto Freire

- Diário do Poder

As relações entre Brasil e Colômbia, que já eram próximas, alcançaram um patamar ainda mais significativo depois das sucessivas manifestações de carinho e solidariedade do povo daquele país em meio à comoção pelo terrível episódio envolvendo o time da Chapecoense, jornalistas e a tripulação do voo tragicamente interrompido no fim de novembro do ano passado. A maneira com que os colombianos abraçaram a todos nós, brasileiros, em um momento de profunda dor e tristeza, e as homenagens prestadas às vítimas, além da assistência aos familiares, demonstraram que não há fronteiras para a fraternidade e a humanidade entre os povos.

Assim como toda a sociedade, o governo brasileiro se sensibilizou com o carinho da população e das autoridades colombianas, e nós, do Ministério da Cultura, decidimos tornar realidade um projeto que estava em fase de elaboração e será efetivamente colocado em prática: a Semana Cultural Brasil-Colômbia. Trata-se de uma iniciativa que transcende, inclusive, o âmbito cultural e serve como uma forma de retribuição ao país amigo pelos esforços empenhados naqueles momentos difíceis e traumáticos que sucederam à tragédia com o avião que levava a Chapecoense.

Estive em Medellín ao lado do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e participei da emocionante cerimônia de homenagem dos colombianos aos mais de 70 mortos. O que vimos no Estádio Atanazio Girardot, onde a Chapecoense disputaria a final da Copa Sul-Americana, foi algo comovente. Acima de tudo, uma belíssima manifestação de solidariedade pela qual seremos eternamente gratos.

O principal objetivo da Semana Cultural é estreitar ainda mais os laços entre os dois países, que se aproximaram de forma inequívoca e se uniram no sofrimento após o traumático acidente aéreo que dilacerou tantas famílias. O projeto prevê a realização de uma série de atividades culturais nas cidades de Medellín e Bogotá, com um forte intercâmbio entre artistas brasileiros e colombianos.

O planejamento inicial estima que a data do evento seria próxima à já tradicional Feira do Livro de Bogotá, que ocorrerá entre os dias 25 de abril e 8 de maio. A Embaixada brasileira na capital da Colômbia está em contato permanente com as prefeituras das duas cidades para fechar possíveis parcerias e disponibilizar os aparelhos culturais que poderão receber as apresentações. O Departamento de Promoção Internacional do MinC está à frente da organização do evento, que certamente mobilizará brasileiros e colombianos em torno da cultura.

Em especial desde os terríveis acontecimentos que vitimaram a delegação da Chapecoense, floresceu em cada brasileiro um sentimento de gratidão aos colombianos pelas demonstrações de carinho e solidariedade para com o nosso país. Em um momento histórico de conflitos e das mais diversas crises internacionais, inclusive com a ascensão de discursos autoritários, intolerantes e até xenófobos em várias partes do planeta, a Colômbia mostrou ao Brasil e ao mundo toda a humanidade de sua gente, apontando para um caminho de paz e unidade entre os povos.

Nada mais justo e simbólico, portanto, do que dividir com nossos irmãos colombianos uma semana cultural para celebrar a união entre os dois países. Será uma programação com distintas linguagens artísticas, que refletirão a diversidade e o diálogo cultural entre brasileiros e colombianos e, sobretudo, os valores que ambas as sociedades compartilham.

Temos plena consciência de que a cultura deve servir, fundamentalmente, como um instrumento indispensável para a integração entre os povos e um fator de promoção da solidariedade, da diversidade, da união e da paz. A Semana Cultural Brasil-Colômbia cumprirá também essa função, representando o enlace definitivo entre duas nações que se uniram na dor e agora se preparam para compartilhar arte, música, dança e diversas outras manifestações culturais.

----------------
Roberto Freire é ministro da Cultura

Nenhum comentário: