sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Roberto Freire abre diálogo com servidores da Cultura

- Assessoria MinC

Disposto a ouvir e a dialogar com os servidores de todo o Sistema MinC (que inclui funcionários do ministério e de suas entidades vinculadas), o ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu nesta quarta-feira (14), em Brasília, representantes do Fórum das Associações dos Servidores da Cultura.

Devido à mudança de gestão no ministério, os servidores das vinculadas expressaram preocupação com possíveis mudanças que possam vir a ser realizadas nos comandos dessas entidades. Pleitearam que, se possível, fossem priorizados servidores de carreira na escolha de novos presidentes, por apresentarem profundo conhecimento do funcionamento de cada um dos órgãos. Com relação ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o ministro afirmou que a atual presidente, Kátia Bogéa, será mantida no cargo.

Já na Funarte (Fundação Nacional de Arte), o ator e ex-deputado federal Stepan Nercessian foi indicado por Freire, mas ainda não tomou posse. Ela continua sendo presidida por Humberto Braga, que é servidor. O nome de Braga foi aclamado pelos colegas para que se mantivesse no grupo diretivo da fundação. Os casos das demais vinculadas ainda estão em análise.
“Não estamos aqui para discriminar quem quer que seja. Estamos aqui abrindo o diálogo, a tolerância e tem de ter democracia nisso”, resumiu o ministro em relação ao posicionamento sobre as demandas dos servidores.

Palácio Capanema
Foi apresentado ao ministro o andamento das obras no Palácio Capanema, sede da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro. De acordo com servidores presentes à reunião, foi feito um pedido de abertura de um processo de sindicância de gestão da obra, que detectou problemas com o cuidado com o acervo e com a segurança dos servidores. Ainda no fim de dezembro, durante a continuação das obras, os funcionários serão gradualmente retirados do prédio e trabalharão em outro local.

Outra questão apresentada ao ministro foi o status das obras na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília, que é de responsabilidade do MinC. Segundo Freire, o espaço passará por uma reavaliação para que “seja feito o que for preciso para reabri-la o mais rápido possível para a sociedade”.

Com relação à Fundação Casa de Rui Barbosa, o ministro afirmou que pretende aproveitar ao máximo as potencialidades de pesquisa e formação da fundação para atender as demandas internas do Sistema MinC.

Por fim, os servidores entregaram um documento no qual relatam a situação de cada um das entidades, especificando o total de trabalhadores na ativa, vagas por ocupar e falta de profissionais. 

Apontaram ainda a dificuldade de manter bons profissionais concursados nos cargos, devido, segundo eles, aos baixos salários e à falta de perspectiva de crescimento dentro da instituição.
O ministro informou que terá o apoio de sua equipe técnica para analisar e deliberar sobre os temas levantados pelo grupo.

Sobre o Fórum
O fórum é composto pelas Associações dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinC); dos Servidores da Fundação Biblioteca Nacional (ASBN); dos Servidores do Instituto Brasileiro de Museus (Asbram); de Servidores da Funarte (Asserte) e Profissional dos Trabalhadores do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional (Asphan). Também participou da reunião um integrante da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), que representou a Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao MinC.

Nenhum comentário: