sábado, 17 de dezembro de 2016

Justiça aceita denúncia, e Lula vira réu pela 4ª vez

• Ação penal envolve também filho de ex-presidente

- O Globo

O juiz Vallisney Souza Oliveira, da Justiça Federal do Distrito Federal, aceitou denúncia do Ministério Público e abriu ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o filho dele Luís Cláudio Lula da Silva e dois empresários pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito das investigações da Operação Zelotes.

Com a decisão do juiz, Lula se tornou réu pela quarta vez. O expresidente da República já é alvo de ação na Operação Lava-Jato, no Paraná, e de duas ações na Justiça de Brasília — uma por suspeita de tentar prejudicar delação premiada e outra por tráfico de influência envolvendo a Odebrecht. Lula também é alvo de outros quatro inquéritos, em procedimentos no STF, em Brasília e no Paraná.

A denúncia relacionada à Operação Zelotes foi apresentada na semana passada e é resultado de investigações sobre compra de caças suecos e sobre a aprovação de uma medida provisória que envolveu incentivos fiscais a montadoras.

Segundo o Ministério Público, os crimes apontados na nova denúncia foram praticados entre 2013 e 2015 quando lula, como ex-presidente, participou de um esquema no qual prometeu beneficiar empresas de Mauro Marcondes e Cristina Mautuoni junto ao governo. Durante as investigações, não foram encontrados indícios de que a ex-presidente Dilma Rousseff tivesse conhecimento do esquema.

Em troca, diz a denúncia, os empresários repassaram R$ 2,5 milhões a Luís Cláudio. Segundo relatório da PF, não houve prestação de serviços; o material produzido pela empresa do filho de Lula era cópia de material disponível na internet. (Do G1)

Nenhum comentário: