quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Pezão procura Temer e Meirelles em busca de recursos para o Rio

• Segundo o governador, dinheiro da repatriação não resolverá problemas

Gabriela Valente, Catarina Alencastro e Isabel Braga - O Globo

-BRASÍLIA- Sem recursos para pagar todas as contas até o fim do mês, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, passou os últimos dias em Brasília de pires na mão. Depois de visitar o Supremo Tribunal Federal (STF), falar com parlamentares e se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ele foi apelar ao presidente Michel Temer.

O governador ficou com o presidente até as 23h de anteontem e teve de se convencer de que o governo federal não pode ajudar apenas o Rio de Janeiro, já que outros estados também enfrentam problemas financeiros.

Antes da reunião com Meirelles, ontem pela manhã, o governador disse que o dinheiro extra arrecadado com a lei da repatriação de recursos do exterior (o Rio receberá R$ 88 milhões) não será a solução para os graves problemas de caixa. Ele afirmou que o assunto foi tratado no encontro com o presidente Michel Temer.

— Não é a repatriação, uma receita extraordinária de um mês, que vai resolver os problemas dos estados. Pode resolver um problema momentâneo — afirmou Pezão.

“EU ENTENDO A LIMITAÇÃO”
O governador do Rio contou que Michel Temer está “totalmente solidário” à situação do estado:

— O governo está com muita dificuldade, tem um déficit de R$ 170 bilhões prestes a explodir. Você não pode dar ajuda só ao Rio, eu tenho consciência disso. Eu entendo a limitação.

Antes de parar para dar a entrevista, Pezão pediu licença aos jornalistas que o seguiam para falar com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi: — Deixa eu pedir um dinheiro. O governador até brincou com um hipotético benefício para o Rio com a vitória do republicano Donald Trump nos Estados Unidos.

— Se ele tiver um grande fundo e quiser comprar os royalties do petróleo, vou ficar muito feliz aqui. É a primeira operação que ele pode fazer — sugeriu Pezão.

Nenhum comentário: