sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Peça as contas, Pezão! - Ricardo Noblat

- O Globo

• Com a queda de Cabral, Pezão perderá o apoio que lhe restava para seguir no cargo

A prisão de Sérgio Cabral promoveu o governador Luiz Fernando Pezão à condição de Dilma do Rio de Janeiro.

O mensalão foi descoberto em meados de 2005, mas Dilma, a então ministra das Minas e Energia, não sabia de nada.

Tudo bem: se Lula não sabia e não reconhece até hoje a existência do mensalão, por que Dilma haveria de saber? Tampouco José Dirceu.

Como substituta de Dirceu na Casa Civil, Dilma foi “traída” por funcionários que montaram um dossiê sobre gastos com cartão corporativo do casal Fernando Henrique Cardoso. Ela pediu desculpas ao casal.

A Petrobras sempre foi a queridinha de Dilma. E ela presidiu seu Conselho de Administração até o início do seu primeiro governo. Aprovou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas.

Mas não, Dilma jamais soube que Pasadena seria um mico. Esconderam-lhe informações a respeito. Muito menos que a Petrobras estava sendo assaltada sob os seus olhos míopes, quase cegos.

Gaba-se ainda hoje de não ter aparecido uma única prova de que roubou para si, embora haja fortes indícios de que foi conivente com o roubo dos outros.

O mesmo, por ora, poderá dizer Pezão. Nada se provou contra ele. E é claro que, como Dilma, ele não fazia a mínima ideia do que se passava em torno.

Foi o poderoso secretário de Obras de Cabral, mas nunca ouviu falar em “oxigênio”. A não ser quando se tratava do ar que respirava.

Foi vice de Cabral nas mesmas condições de inocência. Completou o segundo mandato dele sem sujar as mãos. E com o apoio dele foi eleito metido em um pântano que lhe parecia tão sólido como uma estrada bem asfaltada.

Digamos que tenha sido assim mesmo. E daí? Se tivesse juízo, deveria pedir as contas, passar o governo ao vice Francisco Dornelles e ir cuidar da saúde.

Porque tudo o que o Rio não precisa nesta hora é de um administrador sem sagacidade.

De resto, com a queda de Cabral e a ruína do PMDB carioca, Pezão perderá o apoio que lhe restava para seguir no cargo.

Antes Dornelles do que em breve o chefe do clã dos Picciani.

Nenhum comentário: