quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Parte do grupo já estava em Brasília há alguns dias

• Ação foi planejada, e integrantes chegaram aos poucos para despistar

Leticia Fernandes e Isabel Braga - O Globo

-BRASÍLIA- A segurança da Câmara foi surpreendida pelos manifestantes que invadiram o plenário de forma orquestrada na tarde de ontem. Segundo policiais legislativos, o grupo foi chegando à Casa aos poucos e em horários diferentes, desde a manhã. Para despistar, teriam se reunido em pequenos grupos em locais diferentes do Salão Verde, porta de entrada para o plenário, antes de forçarem a entrada pela porta principal. Na chegada à Câmara, todos se identificaram, mas policiais disseram que é difícil controlar para onde vai cada visitante. Antes da invasão, parte do grupo chegou a transitar livremente pelo corredor que dá acesso ao gabinete do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que chegou à Casa na mesma hora em que começou a invasão.

Parte dos manifestantes admitiu que um grupo já estava em Brasília há dias e se preparava para o ato, que terminou com a prisão de alguns, a porta principal do plenário quebrada e confronto com os policiais legislativos.

Já com a situação sob controle, Maia negou falha na segurança:

— O Parlamento brasileiro é muito aberto e de certa forma todo mundo pode entrar. Na hora que a gente amplia a revista e o sistema de controle dizem que estamos sendo autoritários, mas não há Parlamento na Europa em que você não seja obrigado a passar por uma revista importante para entrar. Infelizmente, ou felizmente, o nosso é muito aberto e gera esse tipo de problema.

Nenhum comentário: