sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Outros pontos da reforma devem ser analisados ainda neste ano

• Um deles seria o fim da reeleição para cargos do Executivo, como prefeito, governador e presidente da República

Isabela Bonfim e Erich Decat - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Após a aprovação, anteontem, em primeiro turno da PEC 36/2016, que trata de alguns pontos da reforma política, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) admitiu que outros aspectos da reforma podem ser analisados pelo Senado ainda antes do fim do ano.

“É muito importante que, na quarta-feira, para além do que aprovamos e do segundo turno que vamos aprovar, que estabeleçamos outros pontos da reforma política que serão votados até o final do ano legislativo”, afirmou Renan.

O texto aprovado no Senado trata apenas do fim das coligações proporcionais, mecanismo que permitir “puxar” deputado pelos votos da coligação, e a criação de uma cláusula de barreira, que tem por objetivo diminuir a quantidade de partidos políticos. A intenção de Renan é de que o texto não receba emendas e, assim, seja aprovado da mesma forma na votação em segundo turno.

Mas dada a facilidade de aprovação e o apoio político da proposta, até mesmo entre alguns senadores da oposição, o presidente do Senado já quer adiantar a discussão de outros pontos da reforma política. Um deles seria o fim da reeleição para cargos do Executivo, como prefeito, governador e presidente da República.

Nenhum comentário: