sábado, 15 de outubro de 2016

Virada em São Luís é surpresa entre capitais com disputa de 2º turno

• Candidato do PMN está à frente do atual prefeito, apoiado por governador do MA

Isabel Braga - O Globo

Assim como aconteceu no primeiro turno, PSDB e PMDB lideram as disputas nas capitais em segundo turno de acordo com as pesquisas de intenção de votos divulgadas até agora. As duas legendas aparecem à frente em duas capitais cada. PSDB em Belo Horizonte e Porto Alegre, e PMDB em Cuiabá e Florianópolis. A grande surpresa das sondagens divulgadas até ontem foi a virada, em São Luís, do candidato do PMN, o deputado estadual Eduardo Braide, que aparece à frente do atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Depois de surpreender e garantir presença no segundo turno, Braide está com 54% dos votos válidos no levantamento do Ibope contra 46% do pedetista. No primeiro turno Edivaldo Holanda, que tem o apoio do governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), conquistou 45,66% dos votos válidos. Braide era um azarão, mas conquistou o voto de indecisos, segundo deputados do estado, por seu bom desempenho no debate realizado às vésperas do primeiro turno.

Haverá segundo turno em 18 capitais. Até agora foram divulgadas pesquisas de intenção de votos em metade delas. Os tucanos disputam em oito capitais e os peemedebistas, em seis. O PT disputa apenas em Recife e está em segundo lugar.

Se está em segundo lugar em São Luís, o PDT lidera em Fortaleza, onde o atual prefeito Roberto Cláudio aparece à frente do peemedebista Capitão Wagner. O PSB disputa em três capitais e, até agora, lidera em Recife. O PSD disputa em duas capitais e lidera em Campo Grande. O PRB lidera no Rio.

Além das 18 capitais, haverá segundo turno em outras 39 cidades brasileiras. O PSDB é o partido com maior número de candidatos neste segundo turno — disputando em outros 11 municípios além das capitais. O PMDB disputa em seis capitais e dez municípios. Pelas pesquisas divulgadas até agora, está liderando em Joinville (SC), Juiz de Fora (MG) e Caucaia (CE).

Nenhum comentário: